
(foto capa: AAUBI)
As Associações Académicas (AA) e as Associações de Estudantes (AE) são fundamentais no percurso académico de todos os estudantes. Afinal, são estas associações que te representam, acautelando as tuas necessidades e defendendo os teus direitos. São o megafone dos estudantes e, por isso mesmo, são eleitas pelos universitários inscritos em cada faculdade/universidade.

Porque uma AE é muitas coisas, fica a conhecer as várias frentes de trabalho:
Iniciativas Culturais e Pedagógicas
As Associações de Estudantes procuram, através de atividades de cariz cultural e pedagógico, potenciar as capacidades individuais dos estudantes, educá-los para a cidadania e elucidá-los sobre diversos temas.
Exemplos de iniciativas/projetos:
• Workshops sobre variados temas (ex. culinária, ferramentas informáticas, línguas, bebidas, etc.…)
• Debates e conferências sobre problemas atuais da nossa sociedade
• Competições que apelem ao espírito
criativo e ao sentido crítico
Atividades Recreativas
Um dos grandes objetivos das Associações de Estudantes passa por proporcionar momentos de entretenimento e descontração aos estudantes, e, ao
mesmo tempo, integrá-los na comunidade estudantil.
Exemplos de iniciativas:
• Receção ao caloiro: desde as inscrições às primeiras semanas
• Churrascos/Febradas na faculdade
• Festas e Semanas Académicas
Responsabilidade Social
As Associações de Estudantes não se preocupam apenas em resolver as dificuldades dos estudantes, mas também em ter um impacto positivo na sociedade.
Para isso, desenvolvem várias atividades, tais como:
• Campanhas solidárias: recolha de bens e de alimentos
• Programas de Voluntariado
• Palestras de sensibilização sobre temas importantes na sociedade
Atividades Desportivas
O bem-estar físico e a prática de exercício também constam nas preocupações das Associações de Estudantes. Por isso, as AE’s desenvolvem atividades que visam a prática de desporto, mas também o espírito competitivo e momentos de diversão.
Exemplos de iniciativas:
• Corridas solidárias: aliar a prática de atividade física a uma causa social
• Organização de torneios desportivos e dinamização de equipas universitárias que participam em campeonatos nacionais universitários (CNUs)
• Parcerias com ginásios

Participação no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA)
O ENDA é onde se discutem as temáticas mais importantes no que diz respeito ao Ensino Superior. Conta com a participação de Federações Académicas, Associações Académicas e Associações de Estudantes. Nestes encontros, que reúnem AE’s de todo o país, são discutidos temas do interesse dos estudantes, tais como: o acesso ao Ensino Superior, abandono escolar e o financiamento das instituições de Ensino Superior, entre outras temáticas.

Queres fazer parte da AE?
Tecnicamente, se estás matriculado numa faculdade, também fazes parte da Associação de Estudantes enquanto associado (não confundir com cartões de “sócios”), uma vez que esta organização tem como missão defender os teus interesses.
Por isso, aquilo que acontece é que, anualmente, são eleitos os órgãos sociais das Associações de Estudantes. Normalmente, são eleitos 3 órgãos:
- Direção da Associação de Estudantes: Este é o orgão com mais visibilidade, que conta com cerca de 20 a 40 estudantes que asseguram a operacionalização das atividades anuais. É Compostas por Presidente, Vice-presidente, tesoureiro e vários departamentos (recreativo, desportivo, pedagógico, etc. );
- Mesa da Assembleia Geral: Também conhecido apenas por “Mesa”, este órgão é, geralmente, constituído por 3 elementos. A Mesa é o órgão máximo de cada AE e tem a responsabilidade de convocar, dirigir e orientar as Reuniões Gerais de Alunos (RGA), garantindo que todos os requisitos formais são cumpridos e que as decisões tomadas em RGA são implementadas e cumpridas;
- Conselho Fiscal: Há Associações de Estudantes que movimentam, anualmente, centenas de milhares de euros. Por isso mesmo, é essencial haver um órgão que assegure que os fundos da AE – que, na prática, pertencem aos estudantes – são bem geridos e aplicados pela direção da AE.
As eleições para os 3 órgãos ocorrem na mesma data, sendo que varia de faculdade para faculdade. Para fazeres parte da AE tens, portanto, que ser convidado/a para uma lista e fazer campanha para que a tua “equipa” seja a vencedora.
Para seres convidado/a para uma lista, tens que mostrar dinamismo e assegurar-te que conheces as pessoas “certas”. Podes, por exemplo, participar em ações de voluntariado organizadas pela AE, dinamizar o núcleo do teu curso/ano, etc. Ou então, assume e faz a tua própria lista!
Mas não penses que a AE é só copos e festa: Se realmente quiseres fazer parte da AE, deves saber que, para fazer um bom trabalho, vais investir muitas horas em prol dos teus colegas. Ou achas que as festas, conferências e atividades desportivas e culturais aparecem do nada?