A faculdade pode ser um bicho de sete cabeças, de tal forma que acabas por esquecer que existe vida lá fora. Tens que te focar nos estudos, naquele cadeirão do curso, ou naquela matéria que não entra na tua cabeça nem por nada deste mundo! Mas, apesar de alguns sacrifícios necessários, não deves esquecer a interação social. Por isso, a Rede tirou um artigo do forno para te ajudar a ter vida social durante a faculdade.

Porque é que a vida social durante a faculdade é importante?

Primeiro, tens que ter em conta o conhecimento de Bertrand Russel, apoiado pela ciência, quando afirma que o “homem não é um animal solitário”. Em segundo lugar,  deves considerar os estudos desenvolvidos sobre a importância da vida social.

Ou seja, deves ter em conta que as interações sociais vão ter consequências na tua saúde e no teu bem-estar, e, desta forma, no teu percurso e desempenho académico.

Ninguém te está a dizer para deixares de estudar! Nem, por exemplo, para passares as tardes nas esplanadas a beber copos! Mas, é importante que saibas conciliar os estudos com a tua vida pessoal, ou vais acabar por ficar stressad@!

Sabemos que, neste último ano o confinamento foi uma constante nas nossas vidas. Tiveste menos oportunidades de interação com os teus amigos e menos oportunidades para fazer amigos novos. Mas tens que tentar compensar o tempo perdido e arranjar formas de conseguir manter uma vida social ativa.

Benefícios da vida social durante a faculdade

Acima de tudo, vai melhorar a tua qualidade de vida! Imagina que estás a marrar naquela matéria durante semanas, e, mesmo assim, não entra na cabeça. Vais acabar por ficar stressad@, vais perder as estribeiras, e, possivelmente, ter problemas de sono. Já para não falar da má postura corporal que vais adotar: o pescoço caído e as costas na cabeça!

Ao tirar algum tempo para ti, convidando os teus amigos, ou, por exemplo, passeando o teu cão, vais conseguir refrescar essa cabeça dorida pela matéria, e, sobretudo, relaxar.

Relaxar!

Além disso, essas relações sociais que manténs podem ser uma oportunidade para estabeleceres contactos profissionais no futuro. Mas, nunca te esqueças de espairecer completamente a cabeça e deixar de lado a matérias que andas a estudar. Os teus amigos não querem ouvir sobre isso. Se insistires em ficar preso aos estudos, mesmo quando estás a socializar, o mais provável é não voltares a estar com o teu grupo tão cedo!



Como ter vida social durante a faculdade?

A grande questão é esta☝️

Portanto, se estás em desespero e achas que não tens tempo para nada, ou se queres melhorar as tuas interações sociais, aponta os nossos conselhos.

Organiza o teu tempo

Já estás a bufar com tanta matéria que não sabes como vais ter tempo para a tua vida pessoal? A boa notícia é que o dia tem 24h para todos! Portanto, a organização do teu tempo vai depender de ti.

Por exemplo, se tens uma exame esta semana, e sentes que tens de estudar muito, deves prescindir daquele café a meio da tarde com o teu date.

Estabelece metas

Por outro lado, podes agendar esse café para o final da tarde, depois de teres estudado. Até podes olhar para esse café como uma recompensa do teu estudo!

Estabelecer metas é uma excelente forma de medires os teus resultados, e, também, de te sentires motivad@!

Cria uma rotina

Já viste como podes combinar a vida social e os estudos? Agora respondes: “mas tenho muitos trabalhos que nem tempo tenho para esse café 😢 .”

Estás errad@! Tens tempo se souberes definir uma rotina! Para isso, é importante que faças um horário de estudo! Podes, também, saber mais sobre como ter um estudo produtivo.

Define prioridades

É muito importante que saibas definir as tuas prioridades! Não poder comparecer àquele date por causa dos teus estudos não é uma má forma de agir.

No entanto, deves ter em consideração que não podes estar sempre a rejeitar os convites, adiar os encontros e/ou desmarcar cafés! Se isso acontecer, é sinal que a tua vida social está em maus lençóis! E, por consequência, é porque estás stressad@ com os estudos.

Portanto, é importante definir as prioridades, e não tem mal nenhum assumir que a vida social é uma prioridade, ou os estudos. Mas, nunca permites que uma delas seja desconsiderada!

Não sejas um marrão extremista! Nem um extravagante social!

A balança! O equilíbrio! É importante não exagerares, tanto nos estudos, como na vida social.

Tira o máximo proveito da faculdade e o máximo proveito da vida social, sem que um deles saia prejudicado. Numa última estância, é a tua saúde que é influenciada pelos teus comportamentos.

Portanto, estuda e convive! De certeza que vais ter um caminho feliz!

Arranja um hobby

É uma excelente maneira de relaxares. Além de estares a aprender alguma coisa — música, representação, desporto, etc. —, estarás a conviver, a partilhar ideias e a fazer amigos.

Mantém-te focad@, positiv@ e inspirad@

Foca-te na matéria, sê positiv@ e inspira-te com os teus amigos, através da arte ou de uma boa conversa, e vais ver que tudo vai correr bem, e, mais importante, os teus níveis de stress vão reduzir largamente.

Mente focada, positiva e inspirada é importante para conciliares os estudos com a vida social!

Como ter vida social durante a faculdade em confinamento?

Hoje não existem desculpas! A evolução tecnológica desenvolveu-se de tal forma que podemos falar com pessoas do outro lado do mundo, através do computador ou do telemóvel.

Não é a mesma coisa que ir para um jardim, passear pela praia ou beber umas cervejas numa esplanada. No entanto, é uma boa forma de manteres as tuas interações sociais.

aqui o que podes fazer numa videochamada com os teus amigos!

 

Não te esqueças de estudar! De ter vida social! De seguir a nossa página no instagram!