Chegamos à Parte VI – As melhores cidades para estudar em Portugal – do estudo realizado pela Rede que reuniu mais de 2000 respostas de universitários por todo o país. Neste artigo, vamos analisar as principais qualidades e pontos negativos das cidades universitárias, assim como o valor médio para arrendar um quarto em cada sítio.

O estudo possui outras oito análises que percorrem todos os aspetos da vida universitária,  podes conferi-las abaixo.

Durante a apresentação dos resultados sobre “As melhores cidades para estudar em Portugal”, encontrarás gráficos dinâmicos e estáticos. Para uma melhor interação com os dados, recomendamos que faças a análise das informações num computador. É possível visualizar os gráficos dinâmicos num tamanho maior ao clicar no modo tela cheia no canto inferior direito.





As melhores cidades para estudar em Portugal

Perguntamos aos universitários quais eram os pontos positivos e negativos das cidades onde estudam, se ponderam continuar a viver naquele sítio após terminarem os estudos e qual o valor de renda que pagam pelo seu quarto.

Com esta informação, os futuros universitários têm a possibilidade de tomar uma decisão mais informada sobre a cidade onde pretendem estudar. A tabela possui cinco páginas de gráficos que desmembram os dados recolhidos.

Qualidades e defeitos das cidades

No gráfico 1 de 5, é possível fazer uma análise específica da cidade que tens interesse, bastando clicar na  aba “cidade” e escrever o nome ou dar scroll na lista de opções ao clicar na seta que está à direita.

Num primeiro momento, pedimos aos estudantes que selecionassem até 5 qualidades e 5 defeitos da cidade onde estudam. Sem muita surpresa, 90% dos estudantes de Coimbra apontaram a qualidade “Tradição Académica” como qualidade.

Conseguimos ver que, no geral, um dos maiores problemas das cidades universitárias é a Escassez de Alojamento Acessível (49,3%). Das 30 cidades analisadas, 11 tiveram esse ponto negativo como Top 1 do ranking. Em segundo lugar, verificamos o Custo de Vida Elevado, com 32,7% dos votos

Quais as melhores cidades para estudar segundo cada critério?

Na página 2 de 5 do gráfico, podes observar quais as cidades que se destacam em cada um dos critérios, basta selecionar na caixa de pesquisa a “qualidade” que queres analisar.

Se procuras uma cidade com Melhor Custo de Vida, Bragança e Covilhã são as melhores opções, com 79,6% e 77,1% de respostas, respetivamente. Além disso, estas duas cidades também estão no pódio quando falamos sobre Habitação Acessível, juntamente com as Caldas da Rainha. Esta cidade também se destaca quando falamos de Inclusão e Não Discriminação, com 38% dos estudantes a apontar esse ponto positivo.

Em relação à tradição académica, Coimbra e Évora são as melhores cidades para viver tal experiência, enquanto Cascais e Lisboa ficam no final da lista. É interessante observar, também, que grandes cidades, como Vila Nova de Gaia, Lisboa e Porto, são as melhores opções quando se busca por Bons Transportes Públicos.

E sobre os pontos fracos?

Lisboa foi eleita como a cidade com Custo de Vida mais Elevado, com 80% das respostas. A seguir, verificamos que Cascais, Vila Nova de Gaia e Porto são os sítios mais caros para se viver enquanto estuda. Também são as cidades cosmopolitas, Lisboa e Porto, as que mais sofrem com a Escassez de Alojamento Acessível, com 74,8% e 72,4% das respostas, respetivamente. Estas conclusões podem ser observadas na página 3 de 5 do gráfico dinâmico.

Em relação ao lazer e estilo de vida, 74,1% dos respondentes acreditam que Viana do Castelo tem uma vida noturna pouco dinâmica. Enquanto isso, as cidades que mais pecam pela falta de tradição académica são Caldas da Rainha e Cascais.

 

As cidades mais seguras para estudar

Confere como os estudantes se sentem na sua cidade na página 4 de 5 do gráfico dinâmico!

Almada e Lisboa são as cidades onde os estudantes se sentem mais inseguros. Em contrapartida, 99% dos estudantes que vivem em Ponte de Lima e Covilhã sentem-se seguros nas respetivas cidades. Para completar o pódio, 95% dos universitários em Viseu dizem sentir o mesmo.

A atratividade das cidades para o futuro

No gráfico 5 de 5 conseguimos ententes se os estudantes ponderam continuar a viver nas respetivas cidades após a conclusão do curso. Nesse sentido, Vila Nova de Gaia e Porto são as cidades onde mais universitários imaginam um futuro depois da faculdade, com 85% e 83%, respetivamente. A seguir, Aveiro e Lisboa são os sítios mais atrativos para continuar a viver.

Em contrapartida, Guarda e Évora são os lugares que tiveram mais respostas negativas. Nestes casos, 62% e 51% dos estudantes, respetivamente, não se consideram continuar a viver nestas cidades.

Qual a média de renda em cada cidade?

Perguntamos aos estudantes qual o valor médio que pagam pelo seu quarto nas cidades onde estudam.

Ao analisar o gráfico, percebemos que Lisboa é a cidade com maior custo habitacional, tendo uma média muito mais alta que a do resto do país. Podemos observar, também, que os valores mais altos são verificados em dois casos: cidades próximas aos maiores centros urbanos de Portugal – Lisboa, Almada e Porto; cidades turísticas, onde são praticados preços elevados, principalmente na época de férias, como é o caso de Faro e Lisboa.

Bragança tem o aluguer mais baixo do país, como foi assegurado pelos estudantes que atribuíram Custo de Vida e Habitação Acessível como qualidade da cidade.

Porque a universidade é muitas coisas, a Rede quer ajudar-te a aproveitar o máximo da tua vida académica. Para isso, subscreve a nossa newsletter, em baixo, e segue-nos no Insta!