Ilustração Microsoft Word

Como é que cpnseguirias viver, primeiro, sem uma plataforma espectacular para te ajudar a organizar o texto, e depois… sem as Dicas para seres um mestre do Word da tua maravilhosa Rede? 😀

Organizar apontamentos, fazer trabalhos (de grupo ou não), escrever a tese… tudo isto exige um conhecimento muito extenso de todas as ferramentas que podes aproveitar no Microsoft Word! Descobre 10 truques aqui 👇

É para isso que aqui estamos. E, em época de frequências exames, bem sabemos o que custa começares a pegar nos apontamentos para estudar… sobretudo se o teu semestre tiver sido, como o nosso, só boa vida!

Trazemos-te o melhor guia para não perderes pitada do melhor que existe no Microsoft Word para os universitários… e para poderes tornar o teu trabalho lá tão automático que quase nem precisas de fazer nada!

 

Ora aqui vão as nossas dicas:

10. Referências bibliográficas automáticas

Imagem: https://goo.gl/3ghG2K
Imagem: https://goo.gl/3ghG2K

É a parte chata, no final do trabalho, em que tens de escrever todos os livros e autores que consultaste… e não te sobra paciência nenhuma para isso! O Word ajuda-te: basta seleccionares o estilo de bibliografia que queres usar e seleccionares as tuas fontes. É simples e poupa-te imenso tempo e trabalho!

Sabe mais AQUI.

 

9. Índice automático / tabela de conteúdos

Imagem: http://goo.gl/ET3p4K
Imagem: http://goo.gl/ET3p4K

Nada melhor, também, do que o Word organizar-te automaticamente o índice do trabalho! Ao criares subtítulos ao longo do teu trabalho, com a ajuda dos cabeçalhos do Word, ele reconhece-os e insere-os de forma automática no índice. Não é brutal e super simples? Se estás a fazer a tua tese de mestrado, aproveita estas dicas e torna-te mestre do Word e passa por aqui para descobrir as 25 etapas deste processo!

Sabe mais AQUI.

 

8. Hiperligações

Imagem: http://goo.gl/daodNF
Imagem: http://goo.gl/daodNF

Dão imenso jeito para ligares a conteúdos fora do Word, como sites, imagens, vídeos, endereços de e-mail, etc.! As possibilidades são imensas. Clicas em “adicionar hiperligação”, colocas o link – até podes ligar a outras páginas! – e quem ler o teu trabalho pode clicar nesse link para ver o que lhe quiseste mostrar.

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7. Colar texto com a mesma formatação

Imagem: http://goo.gl/aKSx51
Imagem: http://goo.gl/aKSx51

Podes usar as “opções de colar”, ou “colar especial” para definires se queres colar o texto no documento Word com a formatação de origem ou a formatação que estás a usar no teu documento. Ajuda imenso quando estás a colar textos de sites, por exemplo!

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6. Localizar e substituir texto

Imagem: http://i.imgur.com/GU0Ke.gif
Imagem: http://i.imgur.com/GU0Ke.gif

É brutal poderes pesquisar palavras específicas do teu texto! Para além disso, imagina que te enganaste ao longo de 100 páginas a escrever um termo mais técnico e precisas de ir uma a uma mudar o erro… não precisas: com a opção de substituir, escreves o termo que queres eliminar e a palavra com a qual queres substituir, e já está!

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5. Contar palavras e caracteres

Imagem: http://goo.gl/J6x46f

Se te pedem um trabalho com 2 mil palavras no máximo, normalmente é um bocado difícil conseguires perceber se já atingiste esse limite ou não a olho nu. É para isso que o Word tem a opção de contabilizar automaticamente as palavras e os caracteres que já tens no documento!

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4. Modelos automáticos

Imagem: http://goo.gl/8lWnIX
Imagem: http://goo.gl/8lWnIX

Outra coisa muito útil que podes utilizar é um modelo automático do Word, que te permite criar um documento já com uma formatação específica – ou mesmo acrescentar, mais tarde, o modelo e inserir uma capa ao teu trabalho. Há muitas opções e até podes criar os teus próprios modelos e guardá-los para utilizares sempre que quiseres!

Sabe mais AQUI.

 

3. Comentários e alterações registadas

Imagem: https://goo.gl/8rhTu8
Imagem: https://goo.gl/8rhTu8

Se estiveres a fazer um trabalho que precise de ser revisto, ou em grupo (onde alguns elementos podem sugerir alterações ao texto), esta funcionalidade pode ser-te útil. Podes inserir comentários ao texto e fazer com que os teus colegas vejam que alterações sugeres / efectuaste ao mesmo!

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2. Gráficos e tabelas SmartArt

Imagem: http://goo.gl/tOagHu
Imagem: http://goo.gl/tOagHu

É a maneira mais fácil de criar gráficos e tabelas no Word – e também a mais interessante visualmente! Garantimos que vais adorar poder escolher entre tantos formatos, cores, tipos de letra, tamanhos e feitios… e que vão tornar o teu trabalho muito mais bonitinho!

Sabe mais AQUI.

 

1. Trabalhar em simultâneo

Imagem: http://goo.gl/VFZt0h
Imagem: http://goo.gl/VFZt0h

Espectacular para trabalhos de grupo: com o teu documento Word na Drive, podes trabalhar em conjunto com os teus colegas, criando documentos com vários autores e editando em simultâneo o mesmo ficheiro!

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Que tal, surpreendido/a com tanta coisa que te pode ajudar a tornar os trabalhos mais fantásticos – e sobretudo RÁPIDOS de fazer? Apostamos que com estas dicas te vais tornar um verdadeiro mestre do Word!

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