estudantes a estudar juntos

Através do inquérito As Melhores Faculdades de Portugal, a Rede procurou saber quais as faculdades com o ambiente mais friendly e dinâmico de Portugal. Para isso, quisemos saber o que é que os universitários pensam sobre o empenho e participação cívica dos seus pares, a oferta de atividades culturais e desportivas nas universidades e sobre o consumo de álcool e drogas leves pelos jovens.

O estudo que colheu mais de 2000 respostas entre estudantes por todo o país, realizado pela Rede, já se encontra na Parte VIII. Se quiseres conferir as conclusões anteriores, espreita aqui:

Durante a apresentação dos resultados sobre o “As faculdades com o ambiente mais friendly e dinâmico de Portugal”, encontrarás gráficos dinâmicos. Para uma melhor interação com os dados, recomendamos que faças a análise das informações num computador. É, também, possível visualizar os gráficos num tamanho maior ao clicar no modo tela cheia no canto inferior direito (se estiveres a ver no smartphone, terás que girar o ecrã para ver esta opção).

Nos gráficos apresentados, podes selecionar várias faculdades simultaneamente, escrevendo a sigla na caixa de busca, o que permite, por exemplo, comparar várias faculdades da mesma área.





Relação entre os estudantes e ambiente nas faculdades

No inquérito, apresentamos algumas afirmações sobre a faculdade e pedimos aos estudantes que indicassem o seu grau de concordância, numa escala de 1 a 6.

 

O interesse dos estudantes pelo curso e o ambiente entre colegas

É na Nova SBE, na FPCEUP,  na ESCS – IPLisboa e na ESECS – IPLeiria que os universitários afirmaram ter os colegas de turma mais interessados pela matéria lecionada. Em contrapartida, é na FDUC onde os alunos avaliam este parâmetro com a nota mais baixa (3,7).

Num segundo momento, no gráfico 2 de 10, quisemos entender o tipo de relação de cooperação e entreajuda entre os alunos. Aqui, foram os universitários da Nova SBE que se detacaram. Os estudantes confirmam, com um score de 5,4, que os colegas têm o hábito de partilhar resumos e estudar em conjunto. A FMUP, a FCT Nova, a FPCEUP, a ECAV-UTAD e a FCUL também alcançaram pontuações elevadas, demonstrando a existência de um espírito favorável à cooperação e de comunidade dentro das faculdades. Em contrapartida, a Universidade Lusíada do Norte foi a que teve a menor pontuação (3,1).

Quanto ao bom ambiente entre os colegas de turma, a FPCEUP e a ECAV – UTAD tiveram os melhores resultados, ao conseguir uma média de satisfação de 5,5. A FCUL, a Escola de Engenharia da UBI e a FMUP também obtiveram pontuações positivas, ocupando o terceiro, quarto e quinto lugar, respetivamente. Neste gráfico, mais de 80%das faculdades apresentaram uma nota igual ou superior a 4,0, confirmando um ambiente positivo entre os estudantes nas universidades. Podes observar estes dados no quadro 3/10.

O papel das Associações Académicas / Associações de Estudantes

No gráfico 4 de 10, vemos que foram os estudantes da FPCEUP a atribuir as melhores notas ao trabalho desenvolvido pela respetiva associação de estudantes (Parabéns, AEFPCEUP). Destaque, também, para a AEISCAC e para a AEFMUP, que ocupam a segunda e terceira posição, respetivamente. A faculdade onde os alunos classificaram com pior nota o trabalho da AE foi a U. Lusíada do Porto, com a média de 3,2 para o trabalho desenvolvido.

Em relação à praxe, é na Universidade Portucalense que esta tradição mais infuencia o ambiente que ali se vive (5,2); situação oposta na FLUL, que regista a média mais baixa (1,9%), confirmando a pouca influência da praxe no ambiente estudantil.  Podes ver mais dados no quadro 5 de 10.

 

Diversidade de iniciativas

No que toca ao interesse dos alunos por política e assuntos da atualidade (gráfico 6/10), a Nova SBE demonstrou ser a faculdade onde este envolvimento por parte dos estudantes é maior. Em contrapartida, segundo os estudantes do ISMAI, o debate lá não há tanto interesse pela discussão de temas políticos e societais.

Quando analisamos a perceção dos estudantes sobre a existência de um ambiente artístico na faculdade, no sétimo gráfico, os estudantes da ESAD.CR – IP Leiria afirmaram que na faculdade há muitas atividades do género. Por outro lado, a ESS – P. Porto teve destaque negativo nesta categoria com uma média de 2,3.

Já em relação a um ambiente desportivo, o ISMAI é destaque ao apresentar atividades diversas nessa área, ao contrário da ESHTE que não tem grande oferta para desporto, segundo o gráfico 8/10.

 

Hábito dos estudantes

estudantes

Quando perguntamos sobre o consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens, vemos que é no ISCTE, no Instituto Politécnico de Santarém e na FMUP onde os estudantes admitem, quase em consenso, que a generalidade dos universitários bebe com grande frequência. Entretanto, existem também faculdades com menos adeptos ao álcool, como é o caso da Escola Superior de Comunicação Social – IP Lisboa, que apresenta o menor consumo. Podes ver estes dados no quadro 9 de 10.

Já em relação ao uso de drogas leves, podemos observar, no gráfico 10, que o ISMAI é a faculdade onde os estudantes têm maior perceção da existência deste hábito. Também na FCSH os estudantes admitem que o consumo de drogas leves é comum entre os seus pares. 

Seja estudando em conjunto, ou bebendo uns copos, os anos na faculdade passam rápido e são os melhores da vida. Para não perderes nada e aproveitares ao máximo, subscreve a nossa newsletter, e segue-nos no Insta! 👩‍🎓🤩