
Estás curios@ para saber que tipo de universitário és? Espreita aqui a nossa lista dos 8 tipos de alunos na universidade e vê em qual te encaixas!
Ainda não entraste no Ensino Superior? Melhor para ti! Prepara-te para o que aí vem e descobre os tipos de colegas que vais encontrar e o tipo de aluno que vais (querer) ser.
1. O Caloiro Excitado
Ouves um barulho estranho? Como se estivessem a bater à porta? É o coração do caloiro excitado. Os seus olhos brilham como se estivesse apaixonado, os seus passos são sempre acelerados e os dentes são o seu rosto, uma vez que está sempre a sorrir!
Quer estar em todo o lado ao mesmo tempo. Participa em todas as atividades, conhece toda a gente, e não perde uma oportunidade para se divertir! Por isso, vai enviar-te pedidos de amizades nas redes sociais. A ti e a toda a gente da faculdade!
É possível que o vejas a correr pelos corredores, a conversar sem estar quieto, e a apontar, admirado, para tudo o que vê pela primeira vez.
Se achas que és este tipo de estudante, tem cuidado: é possível que ainda sejas demasiado ingénu@!
2. O Festeiro
Uma mão na cerveja e a outra no shot. É assim que o vais encontrar, mesmo que esteja à porta de um convento. E se foi lá parar é porque está tudo bem.
Dos 8 tipos de alunos na universidade é o que mais acolhe pessoas em casa. Também é o pior vizinho. Música alta às 5 da manhã e pessoas a saltar na pista de dança do corredor, entre a casa de banho e a cozinha.
Uma palavra é suficiente para descrever este tipo de aluno: Noctívago — “aquele que anda ou vagueia à noite; que ou que tem hábitos de vida noturnos”.
3. O Brincalhão
Está sempre a tentar ser engraçado. Algumas vezes tem piada, outras nem tanto. Na busca desenfreada pela brincadeira pode chegar a ser inoportuno.
O teu coelho de estimação poderá morrer, mas o senhor brincalhão vai achar que isso não é suficiente para evitar as suas brincadeiras.
É normal que não o vás suportar durante algum momento da vossa convivência. Também é normal que o possas ver em tristes figuras. Como é normal que te vás rir de algumas das suas piadas.
Sobretudo se fores o brincalhão.
4. O Invisível
Sabes que ele existe, mas nunca o vês. Demora a comparecer nas aulas e desaparece com a mesma rapidez com que apareceu. Talvez o encontres na fila do supermercado ou a cruzar a esquina de uma rua.
O mais provável é encontrá-lo nos exames de recurso.
E mesmo assim… 🤔
5. O Nerd
É o mais responsável dos 8 tipos de alunos na universidade. Sabe o que quer e não vai perder uma oportunidade de atingir os seus objetivos.
Vais vê-lo a participar em todas as cadeiras, a estudar todos os materiais de apoio e a ler todas a referências. Por outro lado, não o vais encontrar numa noite académica, a não ser que partilhem a mesma casa e se cruzem na cozinha.
6. O Inteligente
Ao contrário do nerd, este tipo de aluno não é extremamente responsável e também não é introvertido. Pode sair à noite ou ser invisível. Mas as características que o definem são: improviso e inteligência.
Tapa os buracos dos seus colegas, não estuda muito e tem boas notas. De todos os tipos de alunos é o que melhor equilibra a vida académica.
7. O Inseguro
Tal como um galgo, está sempre com o rabo entre as pernas. Tem medo de fazer perguntas, treme nas apresentações e não participa nas aulas.
Podes deixar de o ver em algumas cadeiras, sobretudo naquelas que requerem mais participação ou em que o professor é mais rígido (aproveita e vê aqui os tipos de professores que vais encontrar na universidade).
A insegurança deste tipo de aluno pode afetar também as relações pessoais!
8. O Relações Públicas
Toda a universidade o conhece. Distingue-se pelo seu estilo, pela sua forma de estar e/ou pelas suas ações. Está sempre rodeado de pessoas, tem uma postura confiante e um sorriso que contagia.
Vais poder encontrá-lo à porta da universidade, em todas as atividades académicas e nos melhores cafés e bares da cidade. Se precisares de alguém que conheça alguém, esta é a pessoa certa!
Com qual dos 8 tipos de alunos te identificas?
Acertámos no teu tipo? Conta-nos no nosso Instagram!
Gostaste do nosso artigo? Então subscreve a newsletter (it means a lot to us!) e segue-nos no Instagram!