Distribuição Kits de caloiro Católica

Estás a poucos dias de saber os resultados das colocações e não sabes se estás preparado para as diferenças entre o secundário e a faculdade? Não te preocupes, vai correr tudo bem e vais ver que vais adorar esta nova fase da tua vida. Mas, pelo sim, pelo não, vê algumas diferenças para as quais te podes ir preparando 🙂

Menos uns olás por dia

Gostavas dos “Olá, como estás hoje?” que os professores te diziam nos corredores? Lamento informar, mas isso acabou. Na universidade, a maioria dos profs não te conhece, não sabe o teu nome e muito menos te vai falar quando passar por ti. Mas não te preocupes, ao fim de um tempo habituas-te e vais gostar tão pouco de alguns, que até vais agradecer o facto de eles não te conhecerem.

A papinha toda feita já era

Pois é, amig@, se estás à espera de ter os resumos do professor chapados no quadro para copiares para o caderno, ou as páginas com a matéria para o teste, tira o cavalinho da chuva! Quando perguntares “Professor, desculpe, pode dizer qual é a matéria que sai para o exame?”, a resposta vai ser “Tudo”, mesmo que isso englobe as 5 páginas de bibliografia que ninguém lê e os 7000 slides que deste ao longo do semestre.

Livros amontoados

A matéria vai acumular-se… quer tu queiras, quer não

Por muito que gostasse de te explicar, esta eu nunca a entendi. Uma pessoa até tenta manter a matéria em dia durante o semestre…, mas depois é café para aqui, saída para ali, séries para além e, quando dás conta, tens 5 trabalhos para entregar até à meia noite do mesmo dia e 4 testes na semana a seguir!

Vais aprender a ser um autodidata

O curso devia vir acompanhado de um diploma de autodidatismo – porque se há coisa que se aprende na Universidade é a ser autodidata. Sejamos sinceros: quem é que nunca disse “Obrigada, professor, já entendi”, depois de uma explicação de 5 horas, só para ele se calar, porque na verdade não entendemos coisa nenhuma? Ou quem nunca preferiu nem sequer pedir uma explicação, por saber que ia terminar exatamente como referi anteriormente? Quando isso acontece, ninguém desanima porque há sempre um salvador – aquele tutorial do YouTube que nos ensina no conforto do nosso sofá (propinas, para que vos pago?).

Youtube

Nada se perde, tudo se consegue

Calma… nem tudo é mau. Esta é uma das grandes diferenças entre o secundário e a faculdade! Se chumbares nas frequências ou nos exames, nada está perdido! Tens o recurso e, se também reprovares no recurso, podes sempre fazer a cadeira no ano a seguir. O importante é saberes que tudo se faz, seja com 16 ou… sejamos menos ambiciosos, com 9.5. Já diziam os antigos que “o que importa é passar” (e é mesmo)!


Lê também este artigo com outros conselhos relevantes para quem vai entrar na Faculdade e, mais uma vez, keep it easy, vai correr tudo bem. Mesmo!

junta-te a nós!
queres escrever artigos e fazer memes e outros conteúdos para o site e/ou redes sociais? do que 'tás à espera?