bandolim

Neste dia 1 de Outubro, em que se celebra o Dia Internacional da Música, damos-te a conhecer 10 músicas de tunas que tens de conhecer! Caso tenhas entrado agora faculdade, provavelmente ainda não entendes muito bem este fenómeno, mas vai por nós, as tunas estarão presentes durante vários momentos da tua vida de estudante com música, alegria e espírito académico!

Se pensas que tuna é só copos, desengana-te, porque por detrás das músicas que te vamos dar a conhecer aqui, há muitas horas de ensaios vocais, instrumentais, gerais, muitas horas de sono perdidas.

Tuna e pandeiretas

Mas se também há copos? Sim, claro, mas fazer parte de uma tuna é, também, ter uma família na faculdade e fazer amigos que vão ficar para a vida. Por isso, se gostas de música, queres aprender algum instrumento ou, simplesmente, queres conhecer a boémia característica da vida académica, procura e inscreve-te na tuna da tua faculdade!

Para já, fica a conhecer algumas das músicas mais emblemáticas do mundo tuneril:

1. Madalena – Estudantina Universitária de Coimbra

Começamos pela música mais conhecida em todas as cidades do nosso país! Alguns chamam-na de rameira, mas a verdade é que não há mulher que marque tanto o coração de um universitário como esta Madalena.

 

2. Hoy – Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP)

Se estudares no Porto, de certeza que já ouviste falar na TEUP e na sua adaptação do original da Gloria Estefan “Hoy”. Uma música capaz de por um Coliseu Sá da Bandeira de pé a aplaudir e a curtir ao máximo!

 

3. Senhora do Mar – anTUNiA

Entrando numa onda de músicas mais pujantes e épicas, apresentamos-te esta adaptação da tuna que é conhecida pelas excelentes interpretações de bandolim que faz em palco. Diretamente de Almada, a tuna da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNL.

 

4. Voar – Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC)

Voltamos a Coimbra, onde a tradição bate mais forte e surgem autênticas obras de arte, como este original da TMUC. Muitas outras tunas de outras cidades já tocam esta música fora de palco e há sempre quem se entusiasme demasiado e acabe por ficar rouco no dia seguinte… Só não sabemos se é da cerveja ou de tanto “voar”…

 

5. Se Um Dia Não Houver Luar – TUIST

Podem ainda ser estudantes de Engenharia, mas já são mestres na música que escrevem e compõem! Com um poema original lindíssimo, estes meninos da Alameda derretem o coração de qualquer donzela.

 

6. Menina Estás à Janela – Tuna Universitária do Minho

Numa interpretação magnífica da Tuna Universitária do Minho, esta música é a predileta em qualquer serenata que se faça por este país fora. Fazer e receber uma serenata é, acredita, um momento que pode ser bastante intenso… Quem sabe um dia o teu pedido de casamento não seja com uma serenata assim!

 

7. Covilhã – Desertuna

E porque nem só de amor às mulheres falam as músicas das tunas, temos este exemplo da Covilhã, onde os tunos da Desertuna compuseram um tema dedicado à cidade que lhes dá abrigo durante o seu percurso académico.

 

8. Menina Caloira – Copituna D’Oppidana

Da cidade da Guarda chega-nos um dos clássicos tuneris mais famosos e antigos do país. Ao longo destes anos foram muitas as meninas caloiras que deixaram tunos (e não só!) a suspirar de amores, por isso, se fores caloira, esta música é para ti!

 

9. Traçadinho – Estudantina Académica de Coimbra

Sim, é a segunda vez que a EUC entra nesta lista, mas é um lugar justo, uma vez que é o grupo que mais contribuiu para o cancioneiro académico português. Desta feita, trata-se de uma música sobre “aquelas noites” de boémia que nos deixam mesmo à rasca na manhã seguinte!

 

10. Balada de Despedida do 5º ano jurídico 88/89 – Toada Coimbrã

Este vídeo é uma pérola para os amantes da múdica académica. Sim, a qualidade da imagem é péssima, mas isso é porque se trata da primeira vez que esta música, que tantas lágrimas já fez derramar, foi interpretada, na Serenata Monumental de 1989, na Sé Velha de Coimbra. Se entraste este ano na faculdade, não te preocupes, terás oportunidade de ouvir esta balada, mais cedo ou mais tarde, e sentir a melodia e a letra a tocar o teu coração.

 

Já tens saudades de ouvir músicas e tunas ao vivo? Ficaste com um bichinho e queres conhecer mais? Vai ao nosso instagram aqui e vê mais sugestões dos nossos seguidores!

junta-te a nós!
queres escrever artigos e fazer memes e outros conteúdos para o site e/ou redes sociais? do que 'tás à espera?