A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), leva a cabo a campanha ‘Desporto Sim, Isolamento Não!’ nas próximas semanas. A iniciativa enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional do Desporto Universitário (DIDU), que se assinala a 20 de setembro, e da Semana Europeia do Desporto a ter lugar de 23 a 30 de setembro, e visa alertar para os problemas de saúde mental, que culminam muitas vezes em burnout e abandono da atividade escolar ou desportiva.

O Burnout foi o tema central de um dos dois projetos vencedores do programa de estudantes da edição deste ano do FISU World Forum – evento anual da Federação Internacional do Desporto Universitário – do qual fez parte Fábio Nunes, aluno de mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática na Universidade de Aveiro. Segundo recolha de dados relativos a vários países europeus, os estudantes-atletas acreditam que são capazes de conciliar a vida profissional com a vida académica mas muitas vezes não conseguem distinguir quando a fadiga e a falta de atenção são resultados de um problema diagnosticável, o burnout. Sem tratamento e diagnóstico, o burnout está presente numa grande percentagem de estudantes-atletas. Para abordar os temas relacionados com a saúde mental dos estudantes, realizar-se-á no dia 29 de setembro, entre as 15 e as 19 horas, um seminário alusivo ao tema a ser transmitido em direto na página de facebook da FADU.

Desportista a atacar sapatilhas

A par da componente da saúde mental, a FADU não deixa de dar o seu contributo no que respeita à prática do desporto e tem preparado para dia 3 de outubro um evento de canoagem, com a descida dos rios Zêzere e Tejo e passagem pelo Castelo de Almourol, cumprindo com os protocolos de segurança e sanitários em vigor. Este será um passo rumo à retoma das atividades desportivas em contexto universitário, sem descurar os cuidados de saúde e higiene.

Também a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) tem incentivado as federações de todo o mundo a assinalar a data com atividades em torno do mote ‘LetsIDUS’ (designação em inglês), tendo lançado o IDUS Dance Challenge, com o objetivo de desencadear uma onda de dança em casa entre os estudantes-atletas de todo o mundo, e apelando à realização de atividades que assinalem a data.

junta-te a nós!
queres escrever artigos e fazer memes e outros conteúdos para o site e/ou redes sociais? do que 'tás à espera?