Unhais da Serra

O Verão está aí e chegou a hora de partir para um novo destino. E que tal passar uns dias de férias na Covilhã? Conhecida como ‘cidade neve’, acreditamos que neve é o que menos vais encontrar por lá nestas férias. Mas isso não é mau, certo?

Panorama Covilhã
As suas ruas estreitas contam a história da Comunidade Judaica que ali se instalou em tempos e onde ainda é possível ver alguns vestígios da sua permanência. Com a Serra da Estrela como pano de fundo, vais encontrar vilas e aldeias com paisagens deslumbrantes e experiências únicas desta região!

Neste artigo podes espreitar uma data de coisas para fazer por lá, seja caminhadas pela natureza ou desportos mais radicais. Agarra na mochila and here we go!

Como chegar à Covilhã?

Situada no centro de Portugal, seja no teu carrinho, de comboio ou até de autocarro, todos os caminhos vão dar à Covilhã!

Mapa com Pin na Covilhã

De comboio, tens a linha da Beira Baixa, que disponibiliza os serviços de Intercidades e Regional. Podes planear o teu percurso e comprar os teus bilhetes em www.cp.pt.

Já de autocarro, a Rede Expressos leva-te até à Central de Camionagem desde quase todos os cantos do país.

Caso um popó próprio seja a tua opção, venhas do Porto, Lisboa, Coimbra ou Aveiro… vais lá ter! Vê mais aqui.

O que visitar na Covilhã?

Sendo a Covilhã a cidade que apaixona, há ocupações para todos os gostos. Sejas amante de história ou de passeios pela natureza, vamos agora deixar-te alguns pontos de destaque que não podes perder. Depois não digas que não avisámos!

Natureza

Se falamos em Covilhã, temos de falar na Serra da Estrela. Como não? No ano em que o Geopark da Estrela foi reconhecido como Geopark Mundial pela UNESCO, não podes deixar de descobrir as imensas paisagens naturais de tirar a respiração e muitas outras atividades que podes fazer nas tuas férias na Covilhã.

Poço da Ponte Velha

Começamos pelas paisagens da freguesia de Cortes do Meio, a capital das piscinas naturais, onde podes encontrar a Natureza em estado puro e ganhar energia e motivação para te lançares em grandes caminhadas!

Há vários roteiros e trilhos pela serra pelos quais te podes aventurar, mas há também um conselho muito importante: não vás sozinho! Antes de te lançares pela serra garante que tens toda a informação de que necessitas e uma mochila bem aviada, com algo para comer e água fresquinha.

Panorama Covilhã

Se passar a tarde pela serra é o que mais te apetece, sugerimos-te o percurso do Covão do Ferro, que conta com uma extensão de 13 km e te ocupará cerca 5h de caminho. Se procuras algo mais pequenino, então podes sempre optar pelo Trilho do Viriato, que se estende por 7km e te leva das Penhas da Saúde até à Torre.

Paisagem da Serra da Estrela

Para além destes percursos no coração da serra, podes ainda aventurar-te pelos caminhos que passam junto ao Rio Zêzere num dos trilhos que fazem parte da Grande Rota do Zêzere 33. Queres a nossa sugestão? Segue pelo caminho Peso-Barco e aproveita para tirar “aquela” chapa para o Insta para mais tarde recordares as tuas férias na Covilhã!

História & Património

Fotos instagramáveis? Temos um spot para ti: a Aldeia de Xisto de Sobral de São Miguel. Esta povoação faz parte da rede de 27 aldeias do centro de Portugal que compõem a Rede das Aldeias do Xisto e é um dos maiores aglomerados de edifícios desta natureza no nosso país. Para além disso, tem pequenos tesouros por descobrir: desde pontes a fontanários, passando pelos fornos comunitários e pela Capela de Santa Bárbara, aqui encontras o coração do xisto em todo o seu esplendor. Vê mais aqui e diz-nos o que te parece!

Aldeia de Xisto São Miguel

E miradouros? Parecem-te bem? A Covilhã tem imensos e cada um é mas bonito que o anterior, mas garantimos: nada bate um por-do-sol apreciado desde o Miradouro Portas do Sol. Parece redundante, mas é só espectacular. Leva o piquenique, instala-te e… desfruta as tuas férias na Covilhã!

Miradouro Portas do Sol

Como podes ver na fotografia, a Arte Urbana é uma constante por toda a cidade, com mais de 20 obras que podes conhecer. Descobre-as todas aqui e espreita o vídeo da Desertuna, a Tuna da Universidade da Beira Interior, que fez um videoclip onde mostra grande parte deste património!

E porque quando falamos de património, não podemos esquecer o típico Queijo da Serra, temos que destacar o Museu do Queijo. Aqui, vais encontrar o sítio ideal para descobrires mais sobre as tradições que dão origem ao Queijo da Serra. Um conselho: vai com fome! No final da visita, podes sempre degustar o queijo da região.

Queijo da Serra com tostas e azeite

Desporto & Lazer

Já aqui te sugerimos algumas rotas e percursos pedestres que, na verdade, vão ajudar-te a perder os quilinhos que ganhaste durante a quarentena! Ainda assim, há muito mais para fazer. Vamos a isso?

Começamos pela praia fluvial de Unhais da Serra. Aqui, vais poder estender a tua toalha na relva e dar uns mergulhos bem refrescantes!

praia fluvial unhais da serra

A maior arena de lasertag da Península Ibérica… está na Covilhã! Apostamos que não sabias mas que, ainda assim, lá vais dar um pulo e mandar uns tirinhos. Mentaliza-te que são 400 m2 e mais de 100 obstáculos e olha, boa sorte! Podes reservar a tua experiência aqui. 

Lasertag

Queres algo ainda mais radical? Então, leva a pick-up line “eu levo-te às nuvens” a sério! Na Covilhã podes mesmo ir até ao céu e a forma como voltas a terra fica à tua escolha: seja de paratrike, parapente ou avião, o Aeroclube da Covilhã disponibiliza baptismos de voo para que sintas o sangue pulsar nessas veias. Não te esqueças de fotografar essa experiência e, por via das dúvidas, leva um cházinho de cebola para te acalmar a garganta da gritaria nervosa…

Avião e parapente

Por fim, se isto já for adrenalina a mais, podes sempre optar por um pequeno passeio para descontrair nos jardins da cidade. O Jardim Botânico de Montanha, inserido no Parque Alexandre Aibéo, dá-te boas sombras para descansar. Outro bom exemplo é o Jardim das Artes, na zona nova da cidade, que tem um skate park onde podes deslizar. Finalmente, podes também relaxar no Jardim do Lago e apreciar a vista!

Jardim do Lago

E, por falar em jardins, não podíamos deixar de fora o Parque Florestal da Covilhã. Com várias zonas de lazer para os teus piqueniques, este espaço de 399 hectares, que fica já na parte sobranceira da Serra da Estrela junto à cidade, tem também um campo de jogos onde podes dar uns toques na bola.

Parque florestal da Covilhã

Onde dormir?

E quando chegar a hora da caminha, onde é que podes repousar? Há várias opções por onde escolher, de acordo com o que mais gostares.

Mesmo na serra, podes alojar-te na Pousada da Juventude, na zona das Penhas da Saúde. Mas atenção, fica um pouco distante da cidade!

Pousada da Juventude

Se quiseres estar mais perto do centro da acção, podes sempre dormir no Covilhã Hostel, que fica junto à Universidade da Beira Interior. E aí já sabes com o que contar: uma cozinha partilhada, um salão partilhado e acesso Wi-Fi gratuito por toda a parte.

Por outro lado, se acampar for mesmo a tua cena, então faz o check in no Parque de Campismo do Pião e passa as tuas férias na Covilhã no meio da Natureza. Para além de poderes levar a tua tenda, há ainda bungalows e mobil-home’s se quiseres ficar um bocadinho mais confortável. O Parque localiza-se a 4 kms da cidade, o que é bem pertinho, e pode orientar-te em passeios de BTT para explorares a zona de forma mais radical.

Parque de campismo de Pião

A nossa útlima sugestão, ideal para férias a 2, é a Casa das Muralhas. Com um ambiente intimista em que se mistura a modernidade com a história, vais conseguir ter o descanso merecido! Para além disso, ainda podes aproveitar e almoçar/jantar no restaurante da Casa. Abrimos-te o apetite? Então vê a nossa sugestão de outros espaços para comer!

Onde comer?

Agora é chegado o momento que agrada a todos, concordas? A gastronomia da Covilhã é rica em sabores e pratos típicos. Já aqui falámos nos queijos, mas há outros destaques com que te podes deliciar: Dobrada à moda da Covilhã, Migas de Ovos ou Migas de Tomate têm de estar na tua lista. E o Pastel de Molho, recheado com carne de vaca? É incrível! Para experimentar estas iguarias locais recomendamos que visites o Restaurante Montiel!

Pastel de Molho

Se fores adepto de tapas, recomendamos que visites a Taberna A Laranjinha, localizada no coração da cidade! A qualidade e sabor estão garantidos, uma vez que este restaurante tem uma estrela Michelin!

Taverna A Laranjinha

Outro spot incrível, com uma carta repleta do melhor que a gastronomia portuguesa tem para oferecer, é o Zé do Sporting. Preferências clubísticas à parte, é aqui que vais poder recuperer energias depois das caminhadas que vais fazer pela Serra!

Caso queiras levar a tua cara metade ou arrastar os teus pais para um jantar mais gourmet, aposta no Paço 100 Pressa. O ambiente é incrível e também podes aproveitar o menu executivo que o restaurante tem ao almoço!

Paço 100 Pressa

Para o jantar tens o Alkimya, um espaço sofisticado, com pratos de autor onde reina a criatividade e inovação! Se nas grandes cidades este tipo de restaurantes não é acessível à tua carteira, aqui vale a pena poupar uns trocos e investir numa experiência gastronómica incrível!

O mote está lançado e só faltas tu. Já que Portugal é o teu Destino, porque não embarcar nesta aventura e passar uns dias de férias na Covilhã? Caso queiras ver mais informações e até outros pontos de interesse, podes sempre visitar este site e colocar-te a par de tudo.

Panorama Covilhã

junta-te a nós!
queres escrever artigos e fazer memes e outros conteúdos para o site e/ou redes sociais? do que 'tás à espera?