Vista de Mirandela

Queres ir de férias e andas à procura de sítios novos para descobrir? Faz férias em Mirandela! Este ano, Portugal é o teu Destino, por isso, mostramos-te tudo o que não podes perder neste concelho de Trás-os-Montes.

Em primeiro lugar, e como não podia deixar de ser, Mirandela é conhecida pela arte de bem receber e pela hospitalidade das suas gentes, pelo que te vais sentir em casa.

Panorama de Mirandela

E não nos venhas dizer que ainda não provaste a famosíssima Alheira de Mirandela, considerada uma das Sete Maravilhas Gastronómicas de Portugal! Faz a mochila e mete-te a caminho para desfrutar de umas excelentes férias em Mirandela!

Como chegar a Mirandela?

Mirandela tem uma localização privilegiada: situa-se a cerca de 60 km de Bragança e de Vila Real e a menos de duas horas da cidade do Porto.

Mapa com Pin em mirandela

Há vários autocarros que vão até à Central de Camionagem da cidade, vindos dos mais variados cantinhos do país. Podes ver qual o melhor para ti aqui.

Se te quiseres lançar nesta viagem de carro, os principais acessos são a A4 (acesso pelo Porto e Espanha) e o IP2 (acesso por Guarda e Bragança).

O que visitar em Mirandela?

Atividades para fazer e locais para visitar é o que não falta em Mirandela. Vamos a isso?

Natureza

Se gostas de andar a explorar recantos e realizar percursos pedestres, Mirandela é perfeita para ti já que o concelho conta com 4 percursos pedestres homolgados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Se te achares em baixo de forma, começa pelo mais pequeno – o Trilho Entre Rios – que tem uma extensão de 7.3 km.

Paisagem Mirandela

Mas não acabes as tuas férias em Mirandela sem antes te lançares com toda a motivação no Trilho do Tua – uma rota de 13,3 km que começa no Pelourinho da aldeia de Frechas e termina na cidade de Mirandela, junto ao posto de turismo.

Caminheiros num percurso em Mirandela

Ao longo do percurso podes ver terrenos agrícolas característicos da região e explorar a sua flora, com choupos, amieiros e salgueiros, o curso de água do rio Tua e até alguns troços da Linha Ferroviária do Tua, na margem esquerda do rio. Podes ver este e os restantes trilhos disponíveis aqui.

Paisagem do Vale do Tua

Se fores aventureiro, entra pela porta de Mirandela no Parque Natural Regional do Vale do Tua. Este parque conta com mais de 25 mil hectares e distribui-se por diferentes municípios da região do Tua, onde podes descobrir aldeias ribeirinhas, conhecer a presença da pré e proto-história com construções históricas e conhecer as micro-reservas naturais que mostram toda a biodiversidade do Vale do Tua.

Caso queiras ser acompanhado por experts, recomendamos os serviçois da Naturthoughts, uma empresa com guias que conhecem a região como ninguém!

 

História & Património

Se te estás a sentir pouco conhecedor da História de Portugal, Mirandela é o sítio perfeito para aprenderes umas coisinhas e te deslumbrares com a história que achavas seca no ensino básico. Ora vê o que te destacamos:

O Paço dos Távoras, que hoje em dia alberga a Câmara Muncipal, é um edifício situado na zona antiga da cidade que demonstra, com toda a sua imponência, a importância da família dos Távoras em Trás-os-Montes. Na verdade, diz-se que em 1282 já existia uma torre medieval neste sítio, que depois foi deitada abaixo para erguer um edifício barroco que albergasse a família em 1709. Neste local, que mantém a fachada até aos dias de hoje, tens que apreciar a incrível vista sobre o Rio Tua e sobre a Ponte Velha.

Visão Geral do Paço dos Távoras, em Mirandela

E por falar em Ponte Velha, ficas a saber que esta foi construída algures no século XVI e sofreu várias renovações ao longo dos anos. Hoje em dia é apenas de uso pedonal e está classificada como Monumento Nacional. É, sem dúvida, um sítio ideal para tirar a tua nova foto para o feed do Instagram!

Vista sobre a ponte velha

Se gostares de museus, não podes deixar de ir ao Museu da Oliveira e do Azeite! Aqui, para além de poderes descobrir uma réplica de um lagar de azeite e toda a flora e fauna que estão associadas à sua produção, podes ainda apreciar a arquitetura do próprio edifício.

Museu da Oliveira e do Azeite

 

Desporto & Lazer

Vamos bombear adrenalina nessas veias? Dar uns mergulhos? Segue jogo!

Se gostas de conduzir e fazer umas corridinhas, dá um salto ao Kartódromo regional de Mirandela. Com uma pista de 600 metros e com capacidade para 12 karts, diríamos que está na hora de te apetrechares com todo o equipamento de segurança e toca a meter o pé no acelerador!

Kartódromo de Mirandela

Caso queiras atenuar o calor deste verão, temos várias sugestões para ti. No topo da lista estão três praias fluviais que podem ser o cenário perfeito para os teus chapinhanços – a Praia Fluvial do Parque Dr. José Gama, a Praia Fluvial de Vale de Juncal e a Praia Fluvial de Quintas.

Praia Fluvial em Mirandela

Vê a lista completa aqui e não te esqueças das braçadeiras, caso não saibas nadar. Mas bem… já estás de fato de banho ou não?

Praia Fluvial de Mirandela

Ainda relacionado com o rio, podes ir até ao cais fluvial de Mirandela e fazer um passeio de kayak, gaivota ou kart a pedais com a empresa Anitudes.

Rio Tua com caiaque

Já te demos sugestões de atividades em terra e na água, mas não podíamos deixar de mencionar o Aero Clube de Mirandela, onde podes realizar um batismo de vôo ou, até, reservar um tour por toda a região de Trás-os-Montes.

Aeródromo Municipal

Onde dormir em Mirandela?

Claro que tudo isto (e muito mais!) não pode ser apreciado num dia só, certo? Por isso aconselhamos-te a passar dois ou três dias de férias em Mirandela para aproveitares tudo com a calma e o relax necessários. Entre hotéis, turismo rural e alojamento local… tu escolhes! Podes ver todas as opções aqui ou ver uma das nossas sugestões.

Quarto de Hotel Globo em Mirandela

Caso queiras ficar no centro da cidade, podes considerar o Hotel Globo**, mais económico e com tudo o que precisas para um bom descanso, ou o Hotel D. Dinis*** que tem vista para o rio e, também, uma piscina.

Exterior do Hotel d. Dinis, com piscinia

Se preferires um ambiente mais cosy, segue até à Dona Fina Guest House, onde, para além de te sentires em casa, podes ficar numa camarata ou reservar um quarto privado!

Quarto de uma guest house

Queres ficar junto da natureza? Sem problema! Podes explorar o Casario (Turismo em Espaço Rural) na aldeia de Eixes, cujo edifício faz parte de uma exploração agrícola com mais de cem anos e é ladeado por árvores. Como se não bastasse, ainda tem uma piscina irresistível!

Foto de casa com piscina - O Casario

Onde comer em Mirandela?

Já aqui falámos dela e tens de a ir provar… a Alheira de Mirandela! Mas como nem só de enchidos se faz uma refeição, fica a saber que lhes podes juntar o Queijo de Cabra Transmontano, a Couve Penca de Mirandela, o Cabrito Transmontano e até o Mel da Terra Quente – tudo produtos certificados da região. E como já te apetece um belo repasto só de ler estas nomeações que fizemos, deixamos-te a lista completa de restaurantes da região aqui e,, também, algumas recomendações.

Mesa posta com alheira como prato principal

Na Rua Eng. Machado Vaz, situa-se o ‘Bem Bô’. Este é um restaurante pitoresco, cheio de sugestões deliciosas que te vão deixar com água na boca. Todas as semanas há novas sugestões para te abrir o apetite. Passas por lá?

Logo Restaurante Bem bô Mirandela

Com comida tradicional e uma decoração que faz jus ao seu nome, sugerimos-te ‘A Adega’. Situado na Avenida 25 de Abril, este restaurante tem uma esplanada para te empanturrares ao ar livre.

E porque dias de Verão combinam com massa e saladas, sugerimos que passes no massa.come para um almoço delicioso e acessível. Mas não te aventures em mergulhos logo a seguir! Lembra-te do que a tua mãe te dizia: Só podes ir à agua depois de 3 horas sem comer 😂!

Restaurante massa.come

Para o jantar, e se te apetecerem tapas, tens que ir até à Taska! Aqui vais poder encontrar a gastronomia regional servida num ambiente familiar por um staff super simpático!

Restaurante A Taska

Férias em Mirandela

Bora lá! Se quiseres mais informações ou conhecer outros pontos de interesse sobre Mirandela, podes sempre pedir conselhos a quem lá vive! Assim que chegares vai até ao Posto de Turismo da cidade, na Rua D. Afonso III.

Estás prontinho para passar umas excelentes férias em Mirandela e meter inveja aos teus amigos?

junta-te a nós!
queres escrever artigos e fazer memes e outros conteúdos para o site e/ou redes sociais? do que 'tás à espera?