Imagem vista de cima da água do mar cristalina e montanhas à direita

 A Rede tem 3 sugestões de atividades para aproveitar o Verão em Portugal! Andas sem ideias do que fazer nas tuas férias devido às restrições ainda existentes? Nós podemos ajudar-te!

Como já sabemos, a Covid-19 prolifera-se com maior facilidade em locais fechados. Por isso, selecionamos 3 atividades ao ar livre que podes fazer em segurança nestas férias de Verão. Afinal, quem não gosta de aproveitar o sol e o bom tempo? Além disso, as práticas desportivas estão liberadas, apenas com algumas restrições, dependendo do teu concelho.





Trilhos para curtires o melhor das férias

Esta é uma ótima oportunidade para estar em contacto direto com a natureza e conhecer as belas paisagens do nosso país. Portugal oferece, hoje, uma diversidade enorme de trilhos para percorrer a pé. É possível encontrar de tudo, desde rotas curtas, que podem ser realizadas numa tarde, até percursos que podem levar dias de caminhada. A verdade é que não faltam opções de trekking para o teu Verão! Espreita as nossas sugestões: 

Trilhos para iniciantes

Trilho das 7 Lagoas – Xertel

São 12km de caminhada (ida e volta) no Parque Nacional de Gêres, onde poderás contemplar as mais belas paisagens e ainda aproveitar para mergulhar nas lagoas que existem durante o percurso. Quase ao final da caminhada, próximo à Aldeia do Xertelo, encontrarás um Fojo do Lobo, uma estrutura utilizada antigamente para caçar os lobos que atacavam gado na região. 

 

Imagem de rio com montanhas em volta
Imagem: NiT

Passadiços do Paiva – Arouca

Um dos trilhos mais famosos de Portugal, seja pela sua beleza, seja pela sua rota segura. Localizado no Geopark de Arouca, é comum ver famílias e jovens de todas as faixas etárias a aventurar-se pelos 9 quilómetros de paisagem natural que os Passadiços oferecem. Se és iniciante no trekking, é recomendável começar o percurso em Areinho sentido Espiunca, de maneira que a parte mais difícil seja realizada no início do trajeto, quando estiveres com mais energia. Ao final do percurso, é possível apanhar um taxi para te levar a casa ou de volta ao começo do caminho. 

A atração possui um limite de visitantes por dia e a entrada tem um custo de 2 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos no site oficial.

 

Imagem: NiT

Trilhos moderados

Trilho de São Fagundo (PR3 Mogadouro)

São 14,5 quilómetros de trilha com vistas incríveis que só o Parque Natural do Douro Internacional proporciona. O percurso passa pelo Miradouro da Cerca com vista para as arribas do Douro, assim como pelas ruínas da Capela Medieval de São Fagundo e pela Cascata do Poço da Frágua, permitindo observar tanto paisagens naturais, quanto lugares históricos pelo caminho. 

 

Imagem: Vagamundo

Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos em Lagoa (LGA PR1)

Das paisagens mais bonitas do Algarve, o percurso se localiza no concelho da Lagoa e foi eleito, em 2020, o Melhor Destino para Caminhadas da Europa pela European Best Destinations. O trilho, com extensão de 12 quilómetros (ida e volta), é realizado pela costa algarvia com vista para o mar. 

 

Imagem: Nuno Augusto

Trilhos para quem domina já o trekking 

Trilho da Serra do Risco (Arrábida)

O Parque Nacional da Arrábida compete entre as paisagens mais belas de Portugal e conta com diversos percursos pedestres. O Trilho tem 11 quilómetros de extensão e o topo da Serra do Risco constitui o ponto mais alto da costa continental portuguesa, com cerca de 380 metros. 

 

homem em pé em cima de uma pedra, ao redor árvores e ao fundo o mar
Imagem: Vagamundos

Rota Vicentina – Combinação do Caminho Histórico com o Trilho dos Pescadores

Um conjunto de trilhos que resulta num percurso pedestre de 750 quilómetros a cruzar o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, considerado o troço de litoral europeu melhor conservado. É possível observar diversas espécies de fauna e flora únicas, assim como mais de 200 espécies de aves pelo caminho.

 

vista panorâmica da praia com mar a esquerda e areia e relva a direita
Imagem: RotaVicentina

Apanha a bike e vai!

Antigas linhas ferroviárias, agora desativadas, deram lugar a quilómetros de ciclovias por todo o país. Que tal aproveitar o bom tempo para conhecer Portugal de uma forma diferente e mais ecológica? 

Ecopista do Rio Minho

Possui 36 quilómetros de extensão de pista própria para desporto e percorre os concelhos de Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira. Cerca de 13 quilómetros do trajeto é realizado às margens do rio. Conhecido pela sua diversidade natural, parte do percurso está integrado na Rede Natura 2000 e na Zona de proteção para as Aves Aquáticas do estuário do Rio Minho. Além disso, em 2017, a Ecopista recebeu o prémio de 3ª Melhor Via Verde da Europa pelo 8th European Greenway Award.

’tás à espera de quê para apanhar a bike e explorar o Rio Minho?

 

Imagem: OlaVida

Ecovia do Rio Lima

O percurso liga Viana do Castelo à Ponte de Lima através de uma rota com cerca de 13 quilómetros. No trajeto, podes encontrar peregrinos a fazer o Caminho de Santigo, tendo em conta que o troço coincide a partir da Correlhã. A ecovia do Rio Lima percorre belas praias fluviais, zonas de pesca e parques para piqueniques. 

 

Imagem: VisitePontedeLima

Ecopista do Dão

Uma antiga linha ferroviária, desativada em 1988, deu a origem a mais comprida Ecopista de Portugal, inaugurada em 2011. Com uma extensão de 49 quilómetros, o percurso acompanha o Rio Dão pela sua margem. O trajeto faz parte da rede nacional de ecopistas que se integram através de corredores verdes. 

 

Imagem: NiT

Ecovia Litoral

A Ecovia atravessa o Algarve de um extremo ao outro ao longo de 214 quilómetros, ligando Vila Real de Santo António a Sagres. Além disso, esse percurso integra a EuroVelo1, Rota da Costa Atlântica, que conecta Sagres ao Cabo Norte na Escandinava. Este é a maior dos 14 percursos na Rede Europeia de rotas cicláveis.

 

Imagem: Sagres ©ATA/Pedro Reis

Mergulha e aproveita o bom tempo

Além de paisagens belíssimas em terra firme, Portugal possui uma costa extensa com cerca de 943 quilómetros. Dito isso, não poderíamos deixar de citar a atividade perfeita para aproveitar o calor do verão e observar de perto da vida marinha. A Rede listou algumas praias que não podes deixar de visitar e mergulhar, seja com óculos de mergulho, ou equipamento profissional.

Berlengas

Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO desde 2011, as Berlengas possuem uma rica diversidade de peixes visíveis através da água cristalina que rodeia este mini arquipélogo. Para visitar este santuário natural, vale conferir a previsão meteorológica e programar-se, tendo em vista que é preciso apanhar uma embarcação até o conjunto de ilhas. Além disso, são permitidas apenas 300 pessoas por dia no local, como uma forma de preservar a biosfera. Podes encontrar mais informações sobre bilhetes e horários no site oficial.

 

Imagem: Berlengas.org

Sesimbra

Uma das zonas mais indicadas para os iniciantes no mergulho. O Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, localizado entre a praia da Figueirinha e a praia da Foz, é uma área marinha protegida do Parque Natural da Arrábida e conta com mais de mil espécies de animais e plantas marinhas. 

 

Imagem: VisitSesimbra

Portimão

A costa algarvia é das mais indicadas para mergulhos pela sua água límpida e os 300 dias de sol durante o ano. Em Portimão, podes encontrar 4 navios da Marinha Portuguesa naufragados que, hoje, formam um recife artificial único. O mergulho pode ser feito por qualquer pessoa, desde que tenha a licença para realizá-los. Podes consultar mais informações no site oficial do Ocean Revival Underwater Park, local onde estão localizados os naufrágios. 

 

Imagem: Ocean Revival Underwater Park

 

Com estas dicas da Rede não há como não aproveitar o Verão! Mas, se estas atividades para aproveitar o Verão em Portugal não forem suficientes, espreita as nossas sugestões para 3 roadtrips em território continental!

Tens mais sugestões de atividades ao ar livre?

Partilha connosco na página do instagram!