Imagem animada de um trabalho de faculdade apenas com a palavra "the" escrita

Preparas o teclado, ou a caneta, olhas para o ecrã do computador, ou para o teu caderno, e ficas assim durante algum tempo? Bloquead@? Sem conseguires escrever uma frase completa? Não és o únic@! Mas, chegou a hora de mudar isso! A Rede vai ajudar-te, apresentando-te um guia infalível sobre como fazer um bom trabalho de redação na faculdade!

Não precisas de ser um mestre da escrita! Nem penses que estás em desvantagem em relação àquele teu amigo que escreve mais facilmente! Mas, para isso, precisas de seguir as dicas que te apresentamos aqui.


1.  Compreende o objetivo da tarefa

Antes de mais, é importante que percebas em que consiste o trabalho. Só dessa forma é que vais conseguir focar-te no teu objetivo. Além disso, se não souberes definir a tarefa é provável que te vás sentir perdid@!

Portanto, não tenhas medo de fazer todas as perguntas que precisares ao teu professor, de forma a entenderes perfeitamente qual é o objetivo! Podes, também, discutir o assunto com os teus amigos!

2. Organiza o teu trabalho

Não comeces logo a escrever! Sobretudo, se ainda não tens informação suficiente. Em primeiro lugar, deves delinear um plano. Por exemplo, definires o tempo para a pesquisa, para a seleção de informação e para a redação.

Depois, podes criar um esboço que servirá de molde para o teu trabalho.

3. Faz uma pesquisa profunda e eficiente

Depois de definires os requisitos do teu trabalho, bem como o seu propósito, deves fazer uma pesquisa sobre o tema. Mas, tem cuidado para não andares a deambular em informações!

É importante que cumpras com o limite de tempo que definiste no primeiro passo. Assim, não te permitirás perder em distrações ou procrastinações indesejadas!

4. Seleciona a informação mais importante

Imagina que tens 10 páginas com informação. Deves ler os textos com atenção, e selecionar os conteúdos mais importantes. Podes fazê-lo por tópicos, por exemplo.

Se tiveres a oportunidade de seres tu a escolher os pontos de interesse, escolhe o que atrair mais a tua atenção. É mais fácil escrever sobre algo que gostamos. Além disso, ajuda a obter melhores resultados!

5. Utiliza vários recursos

Se queres fazer um bom trabalho na faculdade deves utilizar vários recursos. Ou seja, não te deves limitar aos conteúdos que estão na internet. Informa-te mais!

Por exemplo, através de livros, filmes, jornais e especialistas no assunto em análise.






6. Procura exemplos

Não há problema nenhum em pesquisares, ou pedires a alguém, exemplos de um artigo do mesmo género. Imagina que tens de escrever um ensaio, mas é o primeiro e, por isso, não conheces a estrutura ou as dicas mais importantes… pede um exemplo a um amigo ou consulta na internet!



7. Escreve uma introdução forte

A introdução é o primeiro contacto com o trabalho, e, por vezes, pode ser o mais difícil de redigir. Mas, também é a primeira coisa que o professor vai ler. Por isso, deve estar bem escrita e apresentar o argumento de forma clara.

Uma boa dica, por exemplo, é deixar a introdução para o final. Não fiques demasiado tempo encravado nas primeiras frases. Se não conseguires escrever, deixa para o final!

8. Importa-te com a qualidade, acima da quantidade!

O professor pode ter definido x páginas. Mas, não te foques nisso! Aliás, se isso acontecer, o mais provável é que vás encher chouriços e, acredita, o professor não tem pachorra para isso!

Dedica-te à qualidade da tua informação, trabalha o teu argumento e escreve-o de forma clara. O professor vai ter isso em conta!

9. Escreve pelas tuas próprias palavras

NUNCA faças plágio! Pode ser tentador, mas pode ter consequências muito graves no teu percurso académico. E, se queres realmente fazer um bom trabalho na faculdade, deves cumprir com os teus deveres e respeitares as palavras dos outros, e, também, as tuas.

Escreve com as tuas palavras, e tentar usar um vocabulário mais vasto. No entanto, não cometas o erro de tentares parecer inteligente e usares palavras que nem conheces o seu significado!

10.  Sustenta o teu texto

Um texto académico sem bases é como uma mesa sem pés! Por outras palavras, até podes estar a apresentar bem o teu argumento, mas sem evidências ele vai ser inútil!

Apoia-te em teorias semelhantes, partilha os pareceres de autores conceituados, ou outras fontes, e mostra como as suas evidências vão ao encontro do teu argumento.

Ah! Não te esqueças de usar citações e de fazeres uma bibliografia que cumpra com os parâmetros.

11.  Escreve uma boa conclusão

No fim, escreve uma conclusão forte. Tal como a introdução, podes fazê-lo no final. Verás que é mais fácil! Mas, tudo vai depender da tua forma de escrever e da tua organização.

12. Revê quantas vezes forem necessárias

Deves rever o teu trabalho até teres a certeza que está bem feito. Mas, é importante que o deixes a descansar um ou dois dias. Depois voltas a pegar nele e relês. Fazes as alterações necessárias até estar como queres.

No entanto, é importante que não sejas demasiado perfeccionista. Ou nunca vais conseguir entregar o trabalho!

13. Cumpre com o prazo estipulado pelo professor

Não cometas o erro de te atrasares com a entrega do trabalho. Na realidade, até pode não ser aceite!

Por isso, certifica-te que cumpres com os deadlines e entrega a tua redação a tempo!

Se seguiste este guia com atenção, de certeza que vais fazer um bom trabalho na faculdade! Para mais dicas como estas, segue-nos no nosso instagram e subscreve a nossa newsletter: