
Através de mais de 2000 respostas de universitários por todo o país, a Rede buscou descobrir quais as melhores faculdades para estudar em Portugal. Neste artigo, analisamos a perceção dos estudantes sobre o plano de estudos, método de avaliação, relação com os professores e satisfação com a infraestrutura das instituições.
O estudo possui outras oito análises que percorrem todos os aspetos da vida universitária, podes conferi-las abaixo.
- I – Caracterização dos participantes no inquérito
- II – Localização e prestígio são fatores decisivos na escolha da faculdade
- III – 45% dos universitários já considerou/considera desistir do curso
- IV – 12% dos caloiros de 2020 têm problemas de integração na faculdade
- V – 90% dos universitários diz que a praxe foi positiva para a sua vida académica
- VI – As melhores cidades para estudar em Portugal
- VIII – As faculdades com o ambiente mais friendly e dinâmico de Portugal
- IX – As melhores faculdades de Portugal
Durante a apresentação dos resultados sobre “As melhores faculdades para estudar em Portugal”, encontrarás gráficos dinâmicos. Para uma melhor interação com os dados, recomendamos que faças a análise das informações num computador. É possível visualizar os gráficos dinâmicos num tamanho maior ao clicar no modo tela cheia no canto inferior direito.
As melhores faculdades para estudar em Portugal
No quadro 1 de 7, vemos que 67,8% dos estudantes tem por hábito ir a todas ou quase todas as aulas. Apenas 4,1% afirma que nunca ou raramente assiste às cadeiras.
Quando questionados sobre os motivos pelos quais faltam às aulas, os universitários que assumiram fazê-lo com alguma regularidade apontam o facto de o método de ensino não ser adequado (16,4%), preguiça (13,8%) e desinteresse pelas aulas teóricas (13,3%) como principais motivos.
As melhores faculdades de Portugal – Análise Comparativa
No inquérito, pedimos aos estudantes que indicassem o seu grau de concordância, numa escala de 1 a 6, com as frases enunciadas nos quadros 2 a 7. Assim, é possível comparar a opinião dos alunos das diferentes faculdades. Nestes quadros, é possível também seleccionar várias faculdades simultaneamente, escrevendo a sigla na caixa de busca, o que permite, por exemplo, comparar especificamente várias faculdades da mesma área.
No quadro 2/7 vemos a opinião dos alunos sobre as instalações da sua faculdade. Nesta análise, a Nova SBE liderou o ranking referente com uma média de 5,8, empatada com o ISCAC, que obteve pontuação semelhante. Por oposição, a instituição que apresentou o pior resultado, com uma média de 2,8 pontos, foi o ISCAL.
Dificuldade dos cursos e relevância dos planos de estudo
No gráfico 3/7, analisamos a perceção dos respondentes sobre o grau de dificuldade do seu curso. Neste ranking, é a Faculdade de Medicina da U. Minho que aparece em primeiro lugar, tendo sido considerada aquela onde os cursos têm maior grau de exigência pelos estudantes. Em 2º e 3º lugar aparecem, respetivamente, a FDUC e a FDUL. Já a Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD é a faculdade onde os estudantes consideram que o seu curso é mais fácil.
Quando analisamos a opinião dos estudantes sobre os planos de estudos dos respetivos cursos, constatamos que a Universidade Europeia é aquela que oferece as cadeiras mais relevantes e úteis para o futuro profissional, tendo sido atribuída uma média de 5,5. Em contrapartida, o Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho foi a faculdade com a pontuação média mais baixa (3,7). Podes ver o resumo completo no quadro 4/7.
Professores e qualidade do ensino
No gráfico 5/7, procuramos perceber as faculdades onde os professores ensinam melhor. Aqui, foram os professores da UCP (Lisboa) a ganhar o lugar de destaque, ficando em primeiro lugar no ranking. Já a FDUC foi a instituição com o pior resultado, apresentando uma média de 2,8 neste tópico.
A seguir, no quadro 6/7, analisamos o relacionamento entre professores e alunos, e percebemos que é na Escola de Artes da U. Évora onde existe uma relação mais próxima e saudável entre professores e alunos, de acordo com estes últimos. Nesta análise, a FDUC volta a ocupar o último lugar, com uma média de 2 pontos, confirmando uma relação distante dentro das salas de aula.
Quando questionados pela adequação dos métodos de avaliação, foram os estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria a mostrar maior contentamento. Por outro lado, e a destacar-se pela negativa, a FDUC aparece em último lugar neste ranking, que é apresentado no quadro 7/7.
Apesar de ser importante saber quais as melhores opções de faculdades em relação ao ensino, sabemos que ser universitário é muito mais que isso. Por isso, a Rede ajuda-te a aproveitar ao máximo toda a vida académica 🤩 Subscreve a nossa newsletter, segue-nos no Insta, e não percas nada!