A época de exames é sempre uma fase de grande stress para todos os estudantes. Além disso, tem um peso muito grande na tua nota final. Por isso, se queres evitar ir a recurso e, acima de tudo, não chumbar a nenhuma cadeira, segue as 9 dicas de sobrevivência que preparámos para ti!

 

1. Organiza o teu calendário de exames e o teu horário de estudo

Em primeiro lugar, deves organizar o teu calendário de exames para saberes quando tens exames e a que cadeiras. Desta forma, vais poder também organizar o teu horário de estudo.

Ou seja, saberás quanto tempo de estudo tens para cada cadeira e poderás ter em conta o peso de avaliação de cada uma e, portanto, definir as prioridades do teu estudo.

 

2. Estuda com antecedência e NÃO procrastines!

Para alguns até pode resultar estudar em cima da hora, mas para a maioria corre mal. Por isso, é importante que estudes com alguma antecedência, que tenhas tempo para rever a matéria, decorá-la caso necessário, e esclareceres todas as dúvidas atempadamente.

E, pelo teu próprio bem, não procrastines! Vais acabar por acumular matéria de várias cadeiras. E, por consequência, não vais ter o melhor desempenho e vais ficar exaust@!

 

3. Desliga-te das redes sociais!

A maior parte dos estudantes passa demasiado tempo nas redes sociais. E tu? Provavelmente és um estudante desses!

Por isso, se queres ter boas notas nos exames, desliga-te das redes sociais, do teu telemóvel, do computador.

Além disso, se te distrais com facilidade, evita estudar em cafés ou sítios movimentados.

Pensa positivo: é só durante algum tempo!

 

4.  NÃO te esqueças do teu bem-estar!

Sabemos todos o quão difícil é a época dos exames. Por isso, mais importante do que nunca, deves salvaguardar o teu bem-estar.

Ou seja, dorme as horas necessárias, alimenta-te como deve ser, e tira tempo para o teu próprio lazer. Esta é uma das 9 dicas de sobrevivência mais importantes para conseguires triunfar! Tanto na época dos exames, como no resto da tua vida!

 





 

5. Define prioridades

Se não fores capaz de definir as tuas prioridades, dificilmente conseguirás ter um bom desempenho nos exames. Por isso, define prioridades!

É inquestionável que estudar para os exames tem de ser a prioridade máxima. Por outro lado, não deves passar a noite nos copos e o dia seguinte a dormir, quando podias  aproveitar para estudar.

Vais ter tempo para isso, depois dos exames! Ou seja, podes ir beber um copo a uma esplanada com um amigo, para descontraíres, mas não cometas o erro de te esqueceres da tua prioridade: estudar para os exames e atingires os teus objetivos!

 

6. Coscuvilha os exames dos anos anteriores e utiliza-os em teu proveito

É uma excelente maneira de complementares e aprimorares o teu estudo!

Em primeiro lugar, ganhas mais ou menos noção do tipo de questões que são colocadas sobre a matéria em causa. Em segundo lugar, podes utilizá-los para o teu próprio estudo!

Como posso utilizar os exames no meu estudo?

É muito simples! Estudas a matéria, COM ANTECEDÊNCIA, e depois respondes às questões desses exames. Estarás a pôr em prática tudo o que estudaste e, melhor ainda, a interiorizares a matéria.

 

7. Impõe criatividade no teu estudo

Estudar para os exames pode ser realmente aborrecido e stressante, ao ponto de te roubar a paciência. Por isso, para não caíres na monotonia de um estudo aborrecido, tenta utilizar vários métodos.

Por exemplo, simula que estás a fazer uma apresentação oral. Ou, por outro lado, escreve a matéria até te doerem os dedos. Faz esquemas, grava a tua voz a ler a matéria e depois ouve-a várias vezes.

Tens muitas opções para tornar o teu estudo para os exames mais criativo, divertido e bem-sucedido.

 

8. Mantém a mente positiva e acredita que vais rebentar a pauta

Das 9 dicas de sobrevivência, esta é que não podes mesmo esquecer! Sobretudo, quando achas que tudo te está a correr mal. Uma mente positiva é meio caminho andado para o sucesso. Por isso, acredita que és capaz!

Por exemplo, podes inspirar-te com estes vídeos que a Rede preparou para ti! Ou praticares atividades que te ajudem a relaxar, como Yoga, ler um livro, praticar exercício físico, fazer uma caminhada ou um passeio com o teu animal de estimação.

Se não estiveres com a mente positiva, vale mais parares o estudo e aproveitares um momento para relaxar, para recuperares o positivismo.

 

9. Acorda cedo no dia do exame!

No dia do exame, tenta acordar mais cedo. E porquê? Para comeres um bom pequeno-almoço e, se puderes, aproveita para fazer uma caminhada até à faculdade. Assim, vais ficar mais calm@!

Não discutas a matéria com os teus colegas à porta do exame. Isso vai deixar-te com inseguranças e vais questionar tudo o que estudaste.

Por isso, entra na sala e faz o teu trabalho. Inspira e expira fundo as vezes que forem necessárias e arrasa no exame!

 

Depois destas 9 dicas de sobrevivência para a época dos exames, não tens desculpas para não rebentares com a pauta. Do que é que estás à espera? Está na hora de seres um aluno bem-sucedido!