Andas às voltas nas voltas que o estudo dá? Não desesperes e descobre aqui que tipo de estudante és! Depois, é só utilizar os métodos e truques de estudo que mais se adequam a ti.

Tipos de aprendizagem

Afinal, todos nós somos diferentes e temos os nossos métodos de estudo preferidos. Isto acontece porque, de acordo com um estudo de 1990, feito pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, há 7 tipos de aprendizagem:

Visual/Espacial

Aprendizagem ligada à perceção visual. A facilidade e capacidade de observação, boa memória visual e visualização esquemática da matéria são características dos estudantes com este estilo de aprendizagem bem desenvolvido.
Olhos de rapariga com mãos a fazer a forma de um coração

Auditiva/Musical

As pessoas com este tipo de aprendizagem são capazes de absorver informação quando a ouvem, seja a gravação das aulas ou áudios sobre a matéria. Falar sobre a matéria com outra pessoa (ou sozinh@) é normalmente uma boa tática.
Letras a entrar/sair do ouvido de uma pessoa

Verbal/Linguística

Para este estilo de aprendizagem a palavra é o mais importante. Aqui, a assimilação de conhecimentos é potenciada pela leitura, resumo e verbalização da matéria de forma estruturada.
2 folhas com resumos e apontamentos

Cinestética/Corporal

Pessoas com esta componente apurada tendem a aprender ao fazer. Sejam experiências caseiras ou gestos durante o estudo da matéria, o importante é estimular os sentidos.
rapariga com cara suja atrás de uma bancada de experiências químicas

Lógico/Matemática

As pessoas com propensão para este estilo de aprendizagem têm dificuldade em decorar o que não entendem mas, assim que relacionam e põem em prática os conceitos, através de exercícios, interiorizam tudo o que estudaram.
cérebro sobre fundo dividido em lado matemático e lado sensorial

Social/Interpessoal

Aqui, o estudo é uma atividade social, em que o conhecimento é assimilado através do debate de ideias, esclarecimento de dúvidas e trabalhos de grupo.
vista de cima de uma mesa redonda com 5 jovens a estudar

Solitário/Intrapessoal

Neste tipo de aprendizagem, o autoconhecimento é chave. Pessoas fortes neste estilo tendem a identificar as suas dificuldades e definir um plano para as ultrapassar, através do conhecimento que têm de si mesmas. Para estas pessoas não há nada como estudar ao seu ritmo.
Rapaz a estudar sozinho no escuro, iluminado por ecrã de computador

Como vês, a facilidade com que assimilamos coisas novas depende dos métodos usados para aprender. Não existe um método melhor ou pior porque, apesar de todos sermos capazes de aprender segundo os 7 tipos identificados acima, a maioria das pessoas têm, no máximo, dois deles bem desenvolvidos.


Seja qual for o teu forte, alcança o teu potencial com o Centro de Explicações Pi R Quadrado!

Aproveita o desconto da Rede em explicações presenciais e online! Sabe tudo aqui.


Que tipo de estudante és tu?

Cada pessoa tem um mix de estilos de aprendizagem único. Por isso, faz este teste, descobre que tipo de estudante és tu e vê que métodos podem funcionar melhor no teu caso!

Já tens o resultado? Boa! Vê o que temos a dizer sobre cada um dos 6 tipos de estudantes:

O Disciplinado

Adoras rotinas e apostamos que, mesmo ao fim-de-semana te levantas à mesma hora que nos outros dias. Raramente faltas às aulas e é provável que estudes (quase) todos os dias. Se ainda não o fazes, aconselhamos que faças um planeamento do estudo e um calendário que te mantenha no plano inicial.
Gif de Gato a folhear Livro
Provavelmente será melhor se estudares sozinh@, na biblioteca ou em casa. Pessoas assim têm afinidade com um estilo de aprendizagem verbal/linguístico (ler, fazer resumos, sublinhar) ou e/ou lógico-matemático (fazer exercícios, casos práticos, etc.).

O Team Player

Estudar sozinho não dá mesmo. Para ti, a matéria entra muito mais facilmente quando tens companhia para falar e debater os tópicos da cadeira. Por isso, encontra pessoas como tu e não te proíbas de falar, comentar e argumentar. Só assim vais conseguir estruturar a matéria na tua cabeça.
Imagem de filme community, com grupo de colegas a estudar enquanto andam
Oferece-te para explicar a matéria a outros colegas. Ao ensinar, vais estar a sistematizar o conhecimento.

O procrastinador

Ok. Agora a pergunta é: Serás um bom procrastinador? Olha que não é fácil e requer muita disciplina! Este tipo de estudante é aquele que, dois dias antes do exame ainda não começou a estudar mas que, depois, saca alta nota. Por isso, se tiveres facilidade em trabalhar sobre pressão e se sentires que tens melhores resultados assim, aproveita!
Rapaz a tentar absorver matéria levando as mãos à cabeça a partir de um livro, como se estivesse a tirar água de um rio
Provavelmente safas-te bem com a aprendizagem visual e verbal e consegues decorar o que lês e vês. Por isso, o importante é que não te desleixes e saibas quando é altura de começar a estudar. Depois, é só manter o foco. Tic-tac, tic-tac.

O espectador

Não costumas faltar às aulas e até ficas nas primeiras filas? Então és capaz de ser deste grupo. Valorizas imenso o trabalho dos (bons) professores e, provavelmente, no secundário, dizias “basta estar com atenção e quase não preciso de estudar para ter boa nota”.
Cãos entado à mesa a ver vídeo do Youtube
Aprendes a ouvir e ver os outros a expôr a matéria, por isso, rever as aulas (se conseguires) e fazer apontamentos ou ler resumos em voz alta pode ser uma boa solução. Em alternativa, junta-te com um Team Player e pede-lhe para te explicar aquela parte da matéria que não estás a entender muito bem! Ah, e sim, é para continuar a usar e abusar dos tutoriais do youtube, que te ajudam a sistematizar o conhecimento!

O hiper-ativo

Tens bichos carpinteiros? Não te preocupes, quer dizer que aprendes quanto os teus sentidos são estimulados. É normal que tenhas um tique qualquer, como balançar na cadeira, brincar com uma bola anti-stress, trautear a música que ouves, etc. Continua assim!
rapariga a estudar e a andar de um lado para o outro
Se o teu curso o permitir, usa e abusa de exercícios práticos. Se só tiveres matéria teórica, não deixes de estimular o teu corpo. Para além das pausas, em que deves aproveitar para esticar as pernas, não tenhas vergonha de andar pela casa a ler os resumos em voz alta!

O Esquemático

Podes não ser o porta-estandarte/bandeira ou pandeireta da tuna, mas adoras resumos esquemáticos, quadros-síntese e gráficos explicativos! Provavelmente és forte no raciocínio lógico, por isso, mais que decorar, é importante que relaciones e visualizes os conceitos no papel.
homem a barafustar em frente a uma parede com papeis e esquemas
Para isso, faz os teus próprios resumos, sumariza a matéria à tua maneira e, depois, aplica tudo na resolução de exercícios. Podes, até, fazer cábulas – que nunca irás usar, claro.

 


 

Ficas-te a conhecer-te melhor? Ótimo!

O importante é que adeques os métodos de estudo que usas à tua forma de aprendizagem. Por isso, se for preciso, diz aos teus amigos que preferes estudar sozinh@ para te conseguires concentrar! Ou, então, se gostares de estudar com outras pessoas mas os teus amigos forem todos fãs de estudo individual, esforça-te por encontrar colegas que sejam como tu.

Já agora, aproveita e vê também as nossas dicas para um estudo mais produtivo. Podes encotnrar boas ideias adequadas ao tipo de estudante que és!

Ainda assim, se precisares, podes sempre contar com a ajuda do centro de explicações Pi R Quadrado, que tem soluções para todos os tipos de esutantes!
Logo Centro de Explicações Pi R Quadrado
Com explicadores super competentes, simpáticos e disponíveis para te ajudar, temos a certeza que, com o Pi R Quadrado vais conseguir aprender ao teu estilo e chegar à nota que queres.

Podes recorrer a explicações presenciais (em Lisboa) ou online e o melhor é que a Rede tem um desconto para ti! Com o código “REDE10” podes contar com 10% de desconto em todas as sessões! Reserva através do e-mail info@pirquadrado.pt e sabe tudo aqui!