
Estás quase a acabar o curso? Estás à toa e não sabes o que fazer? A Rede está aqui para te mostrar vários caminhos que podes explorar!
Parece que foi no outro dia que chegaste à faculdade, qual caloir@ inocente, mas a verdade é que o que é bom passa rápido! Por isso, agora que estás quase a acabar o curso, deves começar a pensar no próximo passo. Não deixes que o stress e os nervos tomem conta de ti e aproveita para começar a refletir sobre o futuro agora, sem pressas e sem a urgência da decisão.
Há vários caminhos que podes percorrer. Mas, mais importante que tudo, segue o caminho que te traz felicidade, mesmo que todos achem que não é o ideal!
É o teu futuro!
Quando parares para refletir, tenta não tomar decisões precipitadas e imediatas, nem decisões que se baseiem apenas nas opiniões dos outros. Não vás atrás dos sonhos dos outros, mas sim dos teus. E se ainda não tiveres sonhos, não faz mal. Acabarás por encontrá-los!

Descobre, agora, as tuas opções:
Continua a estudar
Caso queiras especializar-te em alguma matéria podes fazer um mestrado (ou pós-graduação, ou doutoramento). Mas pensa bem antes de o fazer e recolhe as informações necessárias para que te sintas confortável a tomar a decisão. Não prossigas os estudos só porque achas que não tens outras opções, ou porque os teus pais querem, ou porque queres seguir o caminho dos teus amigos.
Se a tua decisão, e só a tua, for de prosseguir os estudos, deves informar-te muito bem. Fala com pessoas que frequentam os messtrados em que tens interesse, pede opiniões aos teus professores, discute o assunto com os teus pais, e investiga até teres a certeza que é mesmo isso que queres.
Se por outro lado, durante a universidade, descobriste que a tua paixão está noutra área, agarra a oportunidade e inscreve-te no curso que realmente queres! Não penses que estás a ficar para trás. Estás só a recuar um passo para dar um dos maiores passos da tua vida.
Estás fart@ de estudar?
Começa a trabalhar!
Este é, talvez, o caminho mais comum depois de acabar o curso. Se achas que estás preparad@, força! Mas nunca te esqueças da premissa: tira um momento para pensar!
Para seguir este rumo é importante que prepares um bom CV, evitando erros comuns que podem ser fatais. O primeiro passo é saber a que área(s) te vais candidatar, para que possas construir um currículo adequado à indústria em que queres trabalhar. Afinal, não vale de muito destacar aquele curso de pintura que fizeste se te estiveres a candidatar a um escritório de contabilidade…
Estágios Profissionais
Muitas das ofertas de emprego que vais encontrar são de estágios profissionais. À partida, se estiveres a acabar o curso e nunca tiveres trabalhado na área, deverás ser elegível, mas confirma com o IEFP. Na prática, um estágio profissional é um emprego associado a um contrato de 9 meses em que a entidade empregadora te deve dar formação numa posição específica. Para além disso, um estágio profissional tem as seguintes vantagens:
- Colocar em práticas as aprendizagens teóricas;
- Trabalhar com profissionais experientes;
- Ser remunerad@;
- Ganhar experiência e enriquecer o teu currículo;
- Estabelecer contactos, aka Networking;
- Possibilidade de seres integrad@ na empresa.
Outras oportunidades
Isto não quer dizer que não te possas candidatar a vagas de emprego que não sejam estágios. Neste caso, torna-se ainda mais importante que, além do currículo, mantenhas um perfil no Linkedin atualizado. Isto vai ajudar-te a estabelecer contactos e a descobrir mais ofertas de trabalho.
Sempre que enviares uma candidatura, não te esqueças de escrever uma boa carta de apresentação. Estarás a diferenciar-te dos outros candidatos, a ajudar o recrutador a conhecer o teu perfil enquanto profissional e indivíduo e a realçar a tua dedicação e interesse na oportunidade. Podes ver aqui como escrever uma carta de apresentação de sucesso!

Caso seja relevante, cria um portfólio com os teus trabalhos. Mesmo que ainda não tenhas experiência no mercado de trabalho, podes reunir os teus trabalhos de faculdade e/ou criar esboços que permitam aos recrutadores analisar a tua forma de trabalhar.
Estuda e Trabalha ao mesmo tempo
Queres continuar a estudar, mas precisas de pagar despesas? Queres começar a trabalhar, mas não queres estagnar nos estudos?
Combina o estudo e o trabalho! Para isso, “só” tens que arranjar um trabalho que consigas conciliar com o estudo. Podes trabalhar em regime part-time se achares que 8 horas por dia te roubam demasiado tempo para estudar. Em alternativa, candidata-te a um mestrado pós-laboral que dê para conciliar com o trabalho.
Mas atenção! Tens que ser muito resiliência! Vão existir momentos em que vais queres desistir dos estudos ou do trabalho, mas não podes ceder ao primeiro obstáculo! Se precisares de desistir de algo, fá-lo apenas por uma questão de necessidade, nunca por uma questão de vontade.
O importante aqui é definir prioridades! Mas se tiveres mesmo que priveligiar o trabalho para assegurar a tua independência, não deixes de estudar, nem que seja de forma autodidata.
Podes tirar cursos online, aprender novos idiomas, participar em formações e workshops. Existem muitas formações gratuitas, algumas delas certificadas.
Gap Year ou Voluntariado
Se sentes que ainda não é altura de assentares num emprego das 9 às 5 e quiseres conhecer melhor o mundo – ou a ti própri@ – faz um gap year depois de acabar o curso!

Podes dar a volta ao planeta e/ou juntar-te a projetos de voluntariado. Se considerares fazer um Gap Year, fica a saber que existe, em Portugal, uma associação que te pode ajudar a preparar esta aventura: A Gap Year Portugal.
Começa o teu próprio negócio
Se tiveres uma ideia de negócio e/ou tiveres uma grande paixão por determinada área, o melhor pode ser mesmo criar o teu próprio negócio. Desta forma, garantes que estarás a trabalhar em algo que gostas e terás maior independência do que se fores trabalhar por conta de outrém.
Nesta fase, pode ser interessante ver se tens amigos que partilhem objetivos semelhantes aos teus e constituir uma empresa. Não precisa de ser uma start-up, só tem que ser algo que gostem de fazer e que dê retorno a curto/médio prazo. Por exemplo, se ambos gostarem de desporto e tiverem formação em gestão/marketing, porque não começar uma pequena agência de marketing digital focada neste segmento?
Do que é que estás à espera?
Explora as oportunidades através da Internet, amigos, conhecidos, etc. Informa-te bem e toma uma decisão ponderada. E lembra-te: Acima de tudo tens de ser feliz. Por isso, corre. Corre atrás dos teus sonhos. Se não os tiveres, corre atrás da descoberta. E acredita que vais desvendar coisas maravilhosas!
Por isso, não tenhas medo e/ou preguiça de aprender e de trabalhar. Só desta forma serás capaz de encotrar o teu caminho.
Gostaste do nosso artigo? Então subscreve a newsletter (it means a lot to us!) e segue-nos no Instagram!