
Se queres entrar com tudo no mercado de trabalho, tens de ter uma conta no LinkedIn. Se já a tens… Ótimo, a Rede tem as melhores dicas para para brilhar no LinkedIn!
Então, conseguiste passar nos exames e estás finalmente licenciado? Orgulho! É hora de buscar um emprego! O LinkedIn já chegou aos 7 milhões de utilizadores, sendo a maior rede social corporativa já criada, perfeita para trocar experiências e entrar no mercado de trabalho.
Ficaste impressionado? Então lê este artigo com as 5 melhores dicas para impulsionar o teu perfil e brilhar na rede social!
1. A porta de entrada do LinkedIn
Antes de mais nada, é preciso dizer: uma boa foto no LinkedIn tem 21 vezes mais chance de visualização e de gerar conexão! Por ser a primeira coisa a ser vista ao entrar num perfil, esta tem grande importância. Então, dá preferência a uma foto de rosto em que só apareças tu. Além disso, opta por fotos bem iluminadas e com fundo neutro. E lembra-te: deves passar uma imagem profissional, então evita fotos tiradas em festas ou praia. Afinal, uma foto inadequada pode excluir-te de um processo seletivo antes mesmo do teu currículo ser lido.
2. Tem um Perfil Campeão no LinkedIn
Um Perfil Campeão é como a rede social reconhece um perfil completo, ou seja, um perfil que possui informações essenciais sobre o utilizador. Portanto, não deixes de responder a todas as secções para completar o teu perfil. Quanto mais informações tiveres, mais relevante serás no campo de pesquisa da plataforma.
3. Ganha credibilidade no LinkedIn
As recomendações são um importante recurso para ganhar a confiança dos recrutadores sobre o teu trabalho. O objetivo destas é ressaltar e reconhecer as tuas competências e habilidades. Nesse sentido, devem ser escritas, preferencialmente, por pessoas com quem já trabalhaste e que conheçam o teu desempenho em ambiente profissional.
4. Conta a tua trajetória e brilhe no LinkedIn
É essencial ter um resumo sobre quem és no teu perfil. Conta a tua trajetória, ambições, competências e utilize sempre palavras-chave que remetam a tua profissão. Definitivamente, estas são importantes para apareceres como destaque em buscas relacionadas a tua área profissional.

5. Sê ativo no LinkedIn e faz networking
Quanto mais ativo/a estiveres na rede social, mais relevante se torna o teu perfil! Portanto, faz publicações a contar sobre conquistas, aprendizagens e reflexões do mundo profissional. Assim, aparecerás no feed com frequência e terá mais engajamento. Quando as pessoas curtem, comentam e partilham os teus posts, apareces para mais pessoas, que poderão identificar-se e conectar-se contigo. Acima de tudo, lembra-te: as conexões são importantes para que o teu perfil cresça nas buscas e, é claro, para o networking.
Por fim, não esqueças de configurar o LinkedIn para te enviar um e-mail sempre que houver uma oferta de emprego relacionada a tua área de interesse.
Segue estas dicas e estarás pronto para fazer conexões no mercado de trabalho. Segundo a plataforma, um profissional é contratado através do LinkedIn a cada sete segundos, quem sabe o próximo és tu.
Ainda inseguro com a entrada no mercado de trabalho? A Rede tem dicas para estruturar um currículo vitae também!
Tens mais sugestões para arrasar no mercado de trabalho?
Partilha connosco na página do instagram!