És um alun@ exemplar? Com a folha de faltas em branco? Às vezes esquivas-te a uma ou outra aula? Ou és um baldas profissional? Independentemente do teu estatuto, vai chegar o dia em que vais precisar de usar uma destas desculpas para faltar às aulas online.

Por isso, a Rede preparou este artigo para ti. Para que fiques bem equipad@ e que possas, quando for necessário, tirar uma desculpa do bolso.

 

1. Estou doente!

Pode-se dizer que é a desculpa das desculpas. É a tradicional, a dos velhos e novos tempos, a mais usada e abusada. Já os teus avós se aproveitavam dessa célebre e reconhecida frase em todo o mundo:

“Estou doente!”

A boa notícia é que esta desculpa acompanhou a evolução tecnológica. A má notícia é que vais precisar de elaborá-la. Não basta estares constipad@, por exemplo. Tens de inventar uma febre ou algo que te impeça de olhar para o ecrã do computador.

 

2. A Net está fraca

Por outro lado, esta é a desculpa que os teus avós nunca puderam utilizar. Se é verdade que a internet lenta pode enervar-te, ao ponto de te levantar aqueles cabelos que nem sequer sabias ter, também é verdade que pode servir como uma excelente desculpa para faltar às aulas online.

Lembra-te que, com uma internet fraca, não serás capaz de acompanhar o raciocínio do professor, vais vê-lo aos cortes e é possível que acabes por ficar doente por causa disso.

 

3. Fiquei sem luz

Sem luz não terás internet de qualquer das formas. E, sem internet? Não podes assistir à aula. Esta relação de causa-efeito encaixa na perfeição.

Além disso, existem várias razões que podem ter contribuído para a falta de eletricidade, tais como: uma descarga elétrica, um problema no quadro e/ou não teres pago a mensalidade à distribuidora energética.

 

4. Perdi-me no tempo

Quem nunca?

Não podes desculpar-te por teres perdido a carteira, o passe do metro ou o comboio. Afinal, não precisas deles para estares na aula online. Mas, podes ter-te perdido no tempo.

E, se pensares bem, não é assim tão difícil isso acontecer. Podes estar a tomar banho e deixares-te levar pela música WAP da Cardi B, em memória às boas noites de festa académica, perderes-te nos episódios de Bridgerton da Netflix, ou, simplesmente, estares a fazer vídeos para o TikTok.





 

5. Tenho que fazer Babysitting

Tens aquele irmão mais novo, pequeno e chato (mas de quem gostas muito!) que não te deixa fazer nada? Que segue todos os teus passos, como um stalker? Está na hora de te aproveitares da sua existência.

Não podes estar na aula online porque os teus pais foram trabalhar e tens que ficar a cuidar do teu irmão/da tua irmã.

Podes, inclusive, dizer que só tens um computador e que o teu esboço em miniatura tem aulas online de Estudo do Meio à mesma hora.

 

6. Deixei as chaves dentro de casa

Já viste o azar? Há uns meses essa desculpa não colava. Afinal, não precisavas da chaves de casa para ir para a universidade. Mas, agora, é imprescindível.

É engraçado como algumas das desculpas para faltar às aulas online encaixam tão bem: sem casa não tens acesso ao computador, por sua vez, não tens como ligar a internet, e, como consequência, não podes estar presente na aula online.

Como é que me esqueci das chaves?

Por exemplo, foste passear o teu cão e deixaste as chaves dentro de casa. Quando voltaste bateste com o nariz na porta. Tiveste que chamar os bombeiros, mas, só a arrombaram quando a aula já havia terminado.

 

7. O meu computador tem um vírus

É um problema comum e que pode servir como desculpa. Mas, se te quiseres justificar a alguém, não te esqueças de explicar/inventar a causa do vírus, ou vão achar que andas a navegar por sites impróprios.

Podes argumentar que tens muito medo que violem a tua privacidade. Por exemplo, que esse vírus, instalado no teu computador por um hacker japonês, esteja a espiar-te pela câmara do computador, mesmo quando está desligado.

Leva a tua imaginação até onde quiseres.

 

8. O meu animal de estimação está doente

Tens um cão? Um periquito? Um gato? Uma cabra? Ou outro animal qualquer? Bem, eles podem ser uma ótima desculpa para não estares presente naquela aula online com o professor que menos gostas.

Por exemplo, o teu cão pode ter confundido um calmante com um grão de ração, e, depois de o ingerir, ficou apático como nunca o viste. O teu gato, por outro lado, pode ter tido um ataque de pânico por causa de um pepino.

Portanto, seja qual for a razão da “doença” do teu animal de estimação, mesmo que ela não exista, é sempre uma boa desculpa.

 

9. O meu colega de casa estava a dar uma festa

Partilhas a casa com outras pessoas? Então, pode ser uma das desculpas para faltar às aulas online.

O teu colega de casa decidiu dar uma festa, e, por consequência, o barulho não te deixaria estar concentrad@ na aula. Além disso, o teu quarto foi invadido por estranhos com uma cerveja na mão. E, o pior, é que toda a gente estava a usar a internet, deixando-a tão lenta que não conseguirias distinguir a cara do professor; e muito menos a sua voz.

Com isto, não tinhas as condições mínimas para estar presente na aula online.

 

10. Tinha coisas mais importantes para fazer

A hierarquia das prioridades é estabelecida por ti. E, quanto a isso, ninguém te pode criticar. Infelizmente, tinhas outras coisas mais importantes para fazer.

Por exemplo, limpar a casa; ver o combate de Judo da Seleção Portuguesa; fazer exercício físico; ver a tua série preferida; ler um romance ou uma revista cor de rosa; fazer yoga; alinhar os chakras; ver fotos da tua/teu ex; ver vídeos no youtube…

A melhor desculpa:

Faltei à aula online porque estava a ler um artigo da Rede.

Para compensares a matéria que não aprendeste por teres faltado às aulas, clica aqui para veres as melhores dicas para um estudo produtivo.