
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, arranjar emprego pode ser uma tarefa difícil ou mesmo desesperante. Portanto, se estás desesperad@ para começar a trabalhar, deves ler este artigo e conheceres 10 dicas infalíveis para arranjar emprego!
1. Candidata-te ao que realmente queres
Em primeiro lugar, é importante que definas os teus objetivos e que te foques neles. Por vezes, encontrar trabalho pode ser uma tarefa árdua que te deixa stressad@! Mas, é importante que mantenhas o foco nos teus objetivos.
Por isso, não envies currículos à toa! Não te candidates a todas as propostas que te aparecem à frente, a não ser que não tenhas outra opção.
Pensa no trabalho que desejas, no trabalho que corresponde ao teu perfil académico, e lança a rede. Acabarás por pescar o que realmente queres!
2. Constrói um bom currículo
Podes ter as melhores habilidades e muitas formações, mas se não tiveres um bom currículo? Podes não ser escolhid@!
Por isso, ter um bom currículo é uma das dicas essenciais para arranjar emprego. Evita cometer erros comuns, como excesso de informação, e sê criativ@!
O CV vai ser a tua marca pessoal! Resume não apenas as tuas competências e o teu histórico profissional, mas revela também a tua criatividade e empenho.
Além disso, não existem desculpas para não teres um CV diferenciado e bem feito. Existem várias plataformas onde podes construir o teu currículo, por exemplo: o Canva.
3. Nada de cartas de motivação standard
A carta de motivação é um excelente complemento ao currículo. No entanto, não cometas o erro de escrever uma carta de motivação igual a todas as outras!
Mais uma vez, é importante que apeles à tua criatividade e escrevas uma boa carta de motivação que expresse as tuas mais valias e a tua vontade em pertencer a determinada empresa.
Além disso, se escreveres uma carta de motivação standard dificilmente marcarás pela diferença. Por isso, joga os teus melhores trunfos e mostra porque é que mereces aquele trabalho!
4. Usa as redes sociais para arranjar emprego
As redes sociais são muito importantes para criar e estabelecer uma rede de contactos. Principalmente, o LinkedIn. Aliás, em janeiro de 2021, o LinkedIn tinha mais de 720 milhões de utilizadores em todo o mundo.
Por isso, estar presente nas redes sociais é uma boa maneira de arranjar trabalho. Se ainda não tens LinkedIn, do que é que estás à espera? Cria a tua rede de contactos e encontra as melhores oportunidades de trabalho.
Além disso, esta rede social conta com vários cursos e ações de formação.
5. Considera os dois meios: digital e tradicional
Das 10 dicas para arranjar emprego, esta é uma das mais importantes. Se queres realmente encontrar trabalho deves procurar através de todas as vias que tens à disposição.
Ou seja, podes procurar através do meio digital. Por exemplo, no LinkedIn ou em sites de ofertas de emprego, como o net-empregos.
E, caso não obtenhas respostas, podes adotar o meio tradicional. Ou seja, vai diretamente à empresa e entrega o teu currículo, de preferência ao recrutador.
6. Inscreve-te no centro de emprego
É uma boa maneira para arranjar emprego. Além disso, serás informad@ sobre formações gratuitas que serão importantes para ajudar a desenvolver as tuas competências.
É, também, uma boa via para te candidatares a estágios do IEFP.
7. Os estágios profissionais como porta de entrada
Por vezes, arranjar emprego pode ser difícil e acaba por te deixar angustiad@. Por exemplo, a falta de experiência profissional pode ser um entrave para muitas empresas.
Portanto, realizar um estágio profissional pode ser uma boa alternativa. Em primeiro lugar, vai ajudar-te a desenvolver competências e a melhorar o currículo.
Em segundo lugar, pode ser uma porta de entrada para entrares na empresa. Ou seja, um meio para atingires o fim: o contrato de trabalho.
8. Prepara-te bem para as entrevistas
A entrevista de emprego é o momento decisivo na contratação. Por isso, é muito importante que estejas bem preparad@.
Algumas dicas para arranjar emprego com uma boa entrevista:
- Informa-te bem sobre a empresa, sobre a suas história e os seus valores.
- Garante uma boa postura na entrevista. Ou seja, corpo confiante e relaxado, mas não demasiado relaxado como se estivesses no café.
- Comunica com eficácia, quer a nível verbal quer a nível corporal.
- Mostra interesse e faz as perguntas que considerares necessárias.
- Veste-te de forma a que te sintas confortável e que transmita a tua personalidade.
- Não contes mentiras sobre ti e sê sempre sincero.
- Mostra entusiasmo pela empresa.
Se seguires estas dicas, vais brilhar na entrevista!
9. Melhora as tuas competências
Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante melhorares as tuas competências. No entanto, não cometas o erro de te formares naquilo que não gostas.
Por isso, informa-te mais, lê mais, participa em workshops, assiste a conferências, vai ao teatro e ao cinema, tiras cursos online, entre outros.
Além disso, é uma boa maneira de criares contactos.
10. Trabalha a tua confiança e não desistas
Não menos importante, deves trabalhar a tua confiança. Aliás, só se o fizeres é que vais conseguir arranjar trabalho.
Por isso, lembra-te porque é que mereces esse emprego. O caminho que percorreste, as lutas que venceste, e lembra-te daquilo que és capaz.
E nunca desistas! Ás vezes, pode parecer impossível arranjares emprego naquela área que gostas. Mas, se fores determinad@ e desenvolveres a tua confiança, vais encontrar o emprego dos teus sonhos.
Podes trabalhar a tua confiança, por exemplo, através de livros e vídeos motivacionais. A persistência? Vem por acréscimo!
Esperamos que estas dicas para arranjar emprego te ajudem a conseguir o trabalho dos teus sonhos. Mas, para isso, lembra-te: nunca desistas e confia em ti e no teu destino!