O Pi R Quadrado é um centro de explicações especialista no ensino universitário, localizado em Lisboa. Numa visita às instalações, ficámos contagiados com a paixão da Rafaela e do Pedro e falámos sobre o negócio, o papel que as explicações podem ter na vida dos estudantes e algumas histórias marcantes.

 

A História do Pi R Quadrado

Comecemos pelo início: Há 20 anos, estes dois estudantes do Instituto Superior Técnico começaram, ainda dentro da faculdade, a dar explicações a colegas. Assim, o Pi R Quadrado começou, podemos dizer, pelas salas do IST, num esquema “informal”, de ajuda entre amigos. O sucesso foi tanto que o negócio surgiu rapidamente, com estudantes fora do círculo mais próximo do Pedro e da Rafaela a procurar este serviço.

Pedro e Rafaela, os fundadores do Pi R Quadrado
Pedro e Rafaela, os fundadores do Pi R Quadrado

Com a crescente procura, foi necessário alugar um espaço que se viria a tornar num centro de explicações, quebrando o paradigma da época, em que as explicações costumavam ser feitas em casa dos estudantes ou dos explicadores.

Hoje com mais de 80 explicadores a full e part-time, o Pi R Quadrado está localizado junto ao Técnico, na Avenida João Crisóstomo, em Lisboa. Aí, os estudantes têm acesso às salas de explicação mas, também, a um espaço comum onde podem continuar a estudar. Esta proximidade faz com que pequenas dúvidas possam ser esclarecidas no momento e acabe por existir um ambiente bastante familiar.

Explicações durante a Universidade

A maioria dos universitários que recorre ao Pi R Quadrado está no 1º ou 2º ano, ainda na fase de adaptação entre o secundário e a faculdade. Os explicadores notam que muitos jovens chegam ao ensino superior sem a autonomia necessária para alcançarem os resultados desejados. Para além disso, são muitos os estudantes que não se conseguem concentrar no estudo individual, cedendo, facilmente, à utilização dos seus smartphones como distração.

Mas há outros estudantes a procurar o Pi R Quadrado. Outros casos frequentes são os estudantes a quem falta uma ou duas cadeiras para terminar o curso. Estas “pedras no sapato” tanto podem ser os cadeirões do último ano, mas também é frequente que sejam disciplinas dos primeiros anos que foram ficando para trás.

Quando perguntamos à Rafaela e ao Pedro sobre alguns casos de estudantes que os tenham marcado, são inúmeros os casos que lhes vêem à mente. Um deles é o de um estudante que, anos depois de suspender a matrícula e ter ficado apenas com uma cadeira por fazer, teve explicações à distância e conseguiu terminar o curso.

É frequente o Pi R Quadrado receber estudantes que estão a 1 ou 2 cadeiras de acabar o curso. “São pessoas que já estão, muitas vezes, no mercado de trabalho, e têm um ritmo de vida diferente, com grande foco no seu objetivo, que não é ter a melhor nota, mas sim assegurar a conclusão da cadeira. Por isso, são muitos os casos em que temos que ser pragmáticos e ensinamos apenas a matéria necessária para passar. Isto só é possível graças ao nosso conhecimento dos programas, dos exames anteriores e, até, dos próprios docentes.”

 

Explicações Universitárias: Usar de forma planeada

A maioria das explicações são individuais, mas é possível pedir explicações em grupos. No entanto, convém que os estudantes sejam da mesma turma. Afinal cada explicação é adequada não só ao programa, mas também ao estilo de ensino e avaliação de cada docente.

O maior erro que os alunos fazem é procurar as explicações demasiado tarde. O PI R Quadrado não faz milagres, mas dá uma perninha, já tendo respondido a pedidos em pleno domingo, para trabalhos que tinham que ser entregues no mesmo dia.

O conselho da Rafaela e do Pedro é simples: Em vez de procurar explicações com 1 ou 2 semanas de antecedência face ao exame/teste, deves procurar diluir esse esforço em 2/3 meses. Fazer 4 sessões numa semana não vai permitir um acompanhamento do teu progresso. Já com apenas uma explicação quinzenal, vais poder esclarecer as tuas dúvidas e corrigir eventuais erros regularmente, evitando que se instale a confusão na tua cabeça!

Tem em mente que as explicações não substituem o estudo individual. Por isso, segundo o Pedro, por cada hora de tutoria, deves estudar, no mínimo, 4 horas de forma independente.

Ah, e lembra-te: O explicador nunca se pode substituir ao aluno, por isso, se achas que podes contratar o Pi R para fazer um trabalho ou exame online por ti, tira o cavalinho da chuva: não vai acontecer. O papel do centro de explicações é fazer com que entendas a matéria das cadeiras e possas adquirir os conhecimentos necessários para passares à cadeira mas, também, para o teu futuro profissional.

 

Explicações Universitárias no Pi R Quadrado: Um bom investimento

Se, há 20 anos, havia um certo taboo em procurar os serviços de um explicador, hoje em dia isso já não acontece tanto. Há alunos que querem dar o melhor de si e, para isso, contam com o Pi R Quadrado para atingir a excelência.

Por isso mesmo, falámos também do aspeto financeiro e fizemos as contas. Se, graças às explicações, conseguires evitar prolongar a tua estadia na universidade por mais um ano, a poupança é enorme. Para além de poupares um ano de propinas, consegues avançar com a tua vida mais rápido e começar a receber mais cedo.

Para além disso, no caso em que um chumbo a uma cadeira implica teres que pagar o exame de recurso (o que acontece na maioria das universidades privadas), a poupança é evidente.

Acima de tudo, a maior poupança está ao nível do tempo. Com a ajuda de um explicador conseguirás entender a matéria mais rapidamente, libertando tempo para estudar para outras cadeiras. Ou para ir beber copos com amigos!

 

O feedback dos professores universitários

Foram já vários os professores que elogiaram o trabalho do Pi R Quadrado. O caso mais recente foi o de um professor que notou que 4 ou 5 alunos conseguiram responder acertadamente a uma daquelas questões que servem para fazer a distinção entre alunos de 18 e de 20. Intrigado pelo sucesso desses estudantes, veio a descobrir que eram todos estudantes deste centro de explicações. Isto só foi possível porque o explicador conhecia o histórico dos exames deste professor e conseguiu guiar os estudantes ao sucesso.

professor a dar aula faculdade

Por isto mesmo, há professores que recomendam o centro de explicações nos casos em que sentem que os alunos precisam de um ajuda extra. Claro que há outros professores que acham que ter alunos em explicações é um atestado de incompetência. Ora, isso não faz sentido porque enquanto que um professor expõe a matéria para 30, 50, ou mais de 100 alunos, o acompanhamento no Pi R Quadrado é mais personalizado e permite uma adaptação do método de ensino a cada estudante.

 

A componente relacional

A Rafaela e o Pedro destacam, ainda, a parte relacional. O sucesso dos alunos depende muito do seu empenho, que é influenciado pela relação com os outros. Por isso, desde o primeiro minuto, toda a gente se trata por “tu” e o Whatsapp é uma ferramenta de trabalho.

Esta proximidade faz com que, por vezes, os explicadores sirvam também como conselheiros, estimulando os alunos mais tímidos a viver mais a vida académica ou, por outro lado, chamar à atenção daqueles que são mais “roda no ar”.

 

Conselhos do Pi R Quadrado.

Assim que começares a ter dificuldade em acompanhar a matéria, pede ajuda. O pior que podes fazer é pensar “Depois estudo isto”, porque vais ter dificuldade em acompanhar as restantes aulas.

Afasta as distrações. Para a Rafaela, o grande inimigo do sucesso académico são os smartphones, que fazem com que percas o foco e te baralhem o raciocínio. Uma hora de estudo sem distrações pode valer mais que 4 horas de “estudo” com o telemóvel por perto.

Há tempo para tudo: Socialização, trabalho, copos, estudo, etc. Até neste ponto o Pi R Quadrado consegue dar uma ajuda, uma vez que já houve casais que se conheceram no centro de explicações.

2 grupos de pessoas e um estudante soiznhoa estudar no Pi R QuadradoO Pedro e a Rafaela deixam ainda umas palavras de encorajamento: “A atual geração de universitários tem um enorme potencial, apesar de, em muitos casos, não se valorizar suficientemente. Precisam de acreditar mais em si próprios”.

Para os fundadores do Pi R Quadrado, não restam dúvidas: A vida académica é uma época especial da nossa existência,  que não iremos voltar a viver e que, por isso, deve ser aproveitada ao máximo!


Não percas também as 7 dicas para um estudo produtivo e aproveita 10% de desconto nas explicações do Pi R Quadrado com a Rede!

Tags: