
Realiza-se, este mês, a 27ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português. O Festival tem lugar entre 6 e 20 de novembro e conta com dezenas de sessões de cinema, com exibições marcadas para a Casa do Cinema de Coimbra, Casa Auditório Salgado Zenha e para o Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra.
A programação do festival pode ser consultada no site oficial, aqui.
Festival Caminhos do Cinema Português
Desde a sua origem, o festival assumiu-se como um evento generalista de cinema focado na cinematografia contemporânea portuguesa. Para além da exibição de filmes, existem oportunidades para debater e falar sobre cinema.
Sendo um festival com origem na Universidade, em 1988, quando a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Cinematográficos/AAC se juntaram para dinamizar a 1ª Mostra de Cinema Portugês, existe uma grande afinidade com o público académico – afinal, é na Cidade do Conhecimento que tudo se desenrola.
Assim, serão exibidas as 167 obras seleccionadas pela organização (22% das candidaturas submetidas), distribuídas por duas secções competitivas e várias sessões paralelas temáticas.
Sessões Competitivas
Nas sessões competitivas dos festivais (Seleção Caminhos e a Seleção Ensaios) marcam presença 99 obras nacionais. A Seleção Caminhos é dedicada a toda a cinematografia nacional de produção profissional, enquanto a Seleção Ensaios é dedicada a filmes produzidos em contexto académico ou de formação técnica e profissional (Escolas de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Ensino Secundário e Superior) e pretende conferir um espaço a todos os realizadores, que em Portugal e a nível Internacional, almejam ser os criadores de amanhã.
Sessões Paralelas
As sessões paralelas foram divididas por temas:
- Outros olhares: Espaço reservado a outros olhares sobre a prática e o exercício cinematográfico, alimentando o derrube do cânone e a procura de novas linguagens;
- Mundiais: Espaço destinado a obras mundiais de ficção, documentário e animação no formato de curta e longa metragem;
- Júniores: Espaço reservado à participação das escolas no festival.
- Juvenis: Sessões destinadas a levar ao público juvenil uma filmografia relevante para a construção de juízo crítico e conhecimento da cinematografia portuguesa contemporânea que possa vir a integrar o Plano Nacional de Cinema;
- Séniores: Pretende-se oferecer uma filmografia que tenha um papel importante de cariz social e de integração na sociedade;
Formação
Os Caminhos são ainda um espaço de formação do Cinema Português. Apresentam, nesta edição, o Cinemalogia, um curso de cinema com tutoria de especialistas do cinema nacional, que aborda todos os passos da produção cinematográfica – desde a Ideia ao Filme.
Numa perspectiva mais académica há ainda o Simpósio “Fusões no Cinema”, dedicado à discussão da representação das artes no cinema e co-organizado com a Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta. Finalmente, as MasterSessions são sessões de Debate com convidados especiais além dos intervenientes nos filmes projectados sobre uma dada temática.
Tens mais interesse em cinema comercial? Então espreita a lista dos 11 filmes que resumem a vida académica! Ah, e não te esqueças: